Formação e desenvolvimento profissional: constituição de saberes docentes no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49165Palabras clave:
Formação, Saberes, Ensino SuperiorResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a formação e a constituição dos saberes docentes no Ensino Superior. Os saberes docentes se constituem ao longo da trajetória profissional mediada pela ressignificação de natureza social, cultural, política e educacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória e interpretativa, fundamentada na abordagem qualitativa. Como aportes teóricos estudos de Tardif (2010), Anastasiou (2002), Ghauther et al (2015), Almeida (2012), Roldão (2007). Os sujeitos da pesquisa são professores do curso de uma instituição pública de ensino superior. Para coleta e análise dos dados a pesquisa documental foi realizada no marco temporal de 2014 a 2018. Os resultados apontam que a formação de professores é considerada como uma ação contínua, progressiva, materializada no exercício da docência. Conclui-se que a constituição dos saberes docentes no ensino superior se articula com o desenvolvimento profissional entendido como uma atitude permanente que integra diferentes experiências com sentidos e significados para prática docente.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Maria Isabel. Formação do professor no ensino superior: desafios e políticas educacionais. 2012.
ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 2014, 27(2), pp. 7-31 © 2014, CIEd - Universidade do Minho. 2014. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200002. Acesso em agosto de 2022. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.6243
ANASTASIOU, Léa das G. C. Construindo à docência no ensino superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos. In: ENCONTRO BIANUAL QUE CONGREGA PESQUISADORES, 14., 2012. Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1996.
CERVO, Amando Luiz; Pedro Alcino; BERVIAN; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
FARIAS, Isabela Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel; CARDOSO, Nilson de Souza. Inserção profissional na docência: experiencia de ingresso no PIBID. In: Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147225968
FREITAS, et al. Experiência de formação: reflexões sobre o desenvolvimento profissional docente no PIBID – Ceará. In: Trabalho & Educação. v.30, n 3, 2021. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/32734. Acesso em setembro de 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.32734
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores para uma mudança educativa. Coleção Ciências da Educação século XXI. Porto, PT: Porto Editora, 1999.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Sthéfane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijui, 2015.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
MOROSINI, Marília C. (orgs.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.
NONO. Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre. Editora Mediação, 2011.
NÓVOA, Antonio. Professores: imagens do futuro. Educa, Lisboa, 2009.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2016.
PAIXÃO, Maria do Socorro Estrela. A prática do estágio em formação continuada e a sua relação com os saberes docentes. XVI ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino –UNICAMP. Campinas, 2012.
PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (org). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo, Editora Cortez, 2011.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?lang=pt&format=pdf Acesso setembro de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008
TARDIF, Maurice e RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade. Campinas: UNICAMP, ano XXI, nº 73, dez, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Ks666mx7qLpbLThJQmXL7CB/?format=pdf&lang=pt. Acesso setembro de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11a ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2010.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Centro de Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Vol 1. Fortaleza, Ceará, 2011.
ZABALZA, M.A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.