Teaching in higher education: between experience and experiment
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49163Palabras clave:
Professor do ensino superior, Formação, Dimensão experiencialResumen
Este artigo é resultado de pesquisa de tese concluída que teve por objetivo geral compreender os limites e as possibilidades do diálogo entre os saberes experienciais, a formação e o trabalho dos/as professores/as do curso de História da Universidade Federal do Maranhão diante das tensões e contradições apresentadas pela realidade do ensino superior. A metodologia da pesquisa funda-se na abordagem qualitativa crítica, a partir do materialismo histórico dialético. Para tanto utilizou-se a História Oral temática. O referencial teórico está assentado nas categorias saberes experienciais, trabalho e formação docente. A pesquisa desvelou por meio da categoria dimensão experiencial que, os docentes acionam suas referências e experiências, na tentativa de estabelecer diálogos com as situações de ensino realizadas individual ou coletivamente, uma vez que não existe espaços instituídos para a reflexão dos saberes da prática à luz dos conhecimentos teóricos.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, vol. I).
BONDÍA, Jorge Larossa. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Experiencia e Alteridade em Educação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999.
MANGUEL, Alberto. No bosque do espelho: ensaios sobre as palavras e o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo e autonomia pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em pedagogia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
NÓVOA, António. Dilemas actuais dos professores: a comunidade, a autonomia, o conhecimento. Goiânia: Editora da UCG, 2005.
NÓVOA, António. A formação da profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, António. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, António. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto Prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde: Depart. dos Recursos Humanos da Saúde: Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 107-129.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Elcimar Simão Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.