Ser pessoa e a disciplina “construtivismo, aprendizagem e competência comunicativa”
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49147Palabras clave:
Self Identity, Communicative act, Jurgen Habermas, Human formationResumen
A aprendizagem é uma construção pessoal mediada intersubjetivamente. Relata-se a experiência como cursista da disciplina Construtivismo, aprendizagem e competência comunicativa num Programa de Pós-Graduação em Ensino. Para tanto, discutiu-se a bibliografia disciplinar (OLIVEIRA, 2003; HABERMAS, 1990; FREITAG, 2005; ILLERIS, 2013; MORETTO, 2013; GROSSI, 2009) e descreveu-se a metodologia empregada por seu professor. Além disso, insere a análise de nossas aprendizagens com base no instrumento de autoavaliação. A construção da competência comunicativa pelo construtivismo resultou em perspectivas provisórias sobre a aprendizagem: 1) o educando e o professor devem assumir papéis de falantes e ouvintes, evitando-se o de observadores; 2) na aprendizagem deve-se incluir a dimensão da personalidade. Diante disso, a aprendizagem insere a compreensão do Eu como um ser em formação no meio da intersubjetividade, das experiências que ele vivência em sua interação com o Outro.
Descargas
Citas
BUARQUE, Cristovam. Aspectos pedagógicos do construtivismo pós-piagetiano-III. In: BORDIN, Jussara; GROSSI, Ester Pillar (Orgs.). Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 168-172.
CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Programa Geral do Componente Curricular. Pau dos Ferros: PPGE/UERN, 2019.
ELKJAER, Bente. Pragmatismo: uma teoria da aprendizagem para o futuro. In: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 91-108.
ENGESTRÖM, Yves. Aprendizagem expansiva: por uma reconstrução pela teoria da atividade. In: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 68-90.
FREITAG, Barbara. Aspectos filosóficos e sócio-antropólogicos do construtivismos pós-piagetiano-I. In: BORDIN, Jussara; GROSSI, Ester Pillar (Orgs.). Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 26-34.
FREIRE, Madalena. Aspectos pedagógicos do construtivismo pós-piagetiano-II. In: BORDIN, Jussara; GROSSI, Ester Pillar (Orgs.). Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2009. p.162-167.
GONCALVES, Maria Augusta Salin. Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Educ. Soc. [online]. 1999, vol.20, n.66, pp.125-140. https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000100007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000100007
GROSSI, Ester Pillar. Aspectos pedagógicos do construtivismo pós-piagetiano-I. In: BORDIN, Jussara.; GROSSI, Ester Pillar (Orgs.). Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2009. p.156-161.
HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. Tradução de Rúrion Melo. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente da aprendizagem humana. In: ¬ ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 15-30.
JARVIS, Peter. Aprendendo a ser uma pessoa na sociedade: aprendendo a ser eu. In: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 31-45.
KEGAN, Robert. Que forma transforma? uma abordagem construtivo-evolutiva á aprendizagem transformadora. In: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 46-67.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo da educação. In: LIBÂNEO, José Carlos.; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e trandisciplinaridade. São Paulo: Alinea, 2005. p.1-37.
MEZIROW, Jack. Visão geral sobre a aprendizagem transformadora. In: ILLERIS, Knud (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 109-126.
MORIN, Edgar. A construção da sociedade democrática e o papel da educação e do conhecimento para a formação do imaginário do futuro. In: BORDIN, Jussara.; GROSSI, Ester Pillar (Orgs.). Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 11-25.
MORETTO, Pedro Vasco. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 5º ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
OLIVEIRA, Adil Antônio Alves de. A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico. 2003. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
PAIN, Sarah. Aspectos filosóficos e sócio-antropólogicos do construtivismos pós piagetiano-III. In: BORDIN, Jussara.; GROSSI, Ester Pillar (Orgs.). Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 43-53.
STEIN, Ernildo. Aspectos filosóficos e sócio-antropólogicos do construtivismos pós-piagetiano-II. In: BORDIN, Jussara.; GROSSI, Ester Pillar (Orgs.). Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 35-42.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Fábio Rodrigo Fernandes Araújo, Rosalvo Nobre Carneiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.