Discursos e atravessamentos nas práticas avaliativas no cotidiano dos professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49146

Palabras clave:

Evaluation, Evaluation Practices, Discourse Theory

Resumen

Este artigo se insere no campo de discussões sobre as práticas avaliativas e objetivou analisar as construções discursivas que tecem as práticas avaliativas de professores do agreste pernambucano. Utilizamos como aporte teórico autores como Marinho, Leite e Fernandes (2014), Lopes (2018) e Costa e Silva (2021), para a compreensão da avaliação enquanto um espaço de negociação de significações, não possuindo um sentido fixo, mas precário e provisório. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva teórico-metodológica da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir dos discursos das professoras, identificamos que as práticas avaliativas possuem uma flutuação de sentidos e são atravessadas pelas construções discursivas das políticas de avaliação externa, da formação docente, das bases nacionais comuns e da regulação do trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista produtividade em pesquisa 2 e atua como Professora Associada III do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

Hellida Beatriz de Lima Marinho, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus agreste, bolsista Facepe do programa de Institucional de Iniciação Científica da UFPE (PIBIC).

Stephanie Kristina Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco –Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), bolsista do programa de Institucional de Iniciação Científica da UFPE (PIBIC/CNPq).

Citas

BURITY, Joanildo Albuquerque. Discurso, política e sujeito na Teoria da Hegemonia de Ernesto Laclau. In: MENDONÇA, Daniel; RODRIGUES, Léo Peixoto (Orgs). PósEstruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre, 2008.

CAMPOS, Maria Cristina Rezende de. Uma leitura sobre a política de avaliação e a abordagem da obra de arte como entrelugar mediatório de uma intervenção discursiva. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 480-496, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n2.07

COSTA, Renally Vital; SILVA, Luciana Leandro. Sistema de avaliação municipal da aprendizagem (sama) na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB: impactos no trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 924-949, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss2articles/costa-silva.pdf

LACLAU, E. MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Entremeios; Brasília: CNPq, 2015.

LOPES, Alice Cassimiro. Políticas de Currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In: LOPES, A. C.; OLIVEIRA, A. L; OLIVEIRA, G. G. A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: Ed. UFPE, 2018. p. 133-167.

MAGALHÃES, Priscila Maria Vieira dos Santos; GONÇALVES, Crislainy de Lira; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de; OLIVEIRA-MENDES, Solange Alves de. Dos discursos aos sentidos: as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, p. 90-103, 2018 DOI: https://doi.org/10.14244/198271991933

MARINHO, Paulo; FERNANDES, Preciosa; LEITE, Carlinda. A avaliação da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 36, n. 1, p- 151-162, Jan.-June, 2014 DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21018

OLIVEIRA, Marcia Betânia. Regime de colaboração e formação docente: práticas discursivas na produção política ProBNCC/RN. Revista Roteiro. Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23863

SANT’OVAIA, Carlos; COSTA, Estela. Os testes nacionais como instrumento de ação pública no sistema educativo português: processos de “problematização” e de “preconização”. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 171-189, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.10

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Publicado

2022-11-18

Cómo citar

ALMEIDA, L. A. A. de .; MARINHO, H. B. de L. .; SILVA, S. K. B. da . Discursos e atravessamentos nas práticas avaliativas no cotidiano dos professores. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49146, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49146. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9146. Acesso em: 21 nov. 2024.