Education for civil protection: policies and practices in Portugal
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49145Palabras clave:
Civil protection, Education, Citizenship, Policies, CurriculumResumen
Vivemos numa sociedade em constante mudança e incerteza, que se tornou mais complexa e, inevitavelmente, mais exposta aos riscos que reforçam a sensação de vulnerabilidade e exacerbam o sentimento de insegurança dos cidadãos. A segurança, entendida como um direito fundamental de cidadania, deverá ser um debate prioritário, nomeadamente na definição de políticas de proteção civil, sustentadas e participadas, atendendo à basilar importância que assume no desenvolvimento económico e social do país. Assim, é fundamental a promoção de uma cultura de segurança e bem-estar e de responsabilidade, individual e coletiva, onde a educação, o currículo e a investigação devem assumir papéis basilares na construção de uma cidadania participativa. Neste artigo, recorrendo ao método hermenêutico para interpretar e à dialógica para refletir, iremos analisar, à luz da visão ideológica da educação e do currículo, as políticas de educação para a proteção civil e o papel que a escola deve assumir neste contexto.
Descargas
Citas
AMARO, António Duarte. Segurança Comunitária e Proteção Civil. Revista Territorium, v. 27, n. I, p. 5-16, 2020. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/1647-7723_27-1_1/6047. Acesso em: 28 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_27-1_1
APPLE, Michael Whitman. Educação e poder. Porto: Porto Editora, 2001.
COMISSÃO EUROPEIA. Sociedades resilientes a desastres. s.d. Disponível em: https://files.dre.pt/1s/2019/04/06400/0179801808.pdf. Acesso em: 28 jul. 2022.
CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Resolução do Conselho sobre um quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação rumo ao Espaço Europeu da Educação e mais além (2021-2030), 2021. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32021G0226(01). Acesso em: 28 jul. 2022.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Teoria do oprimido, São Paulo: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GALVAGNI, Alessandro. A promoção de uma cultura de proteção civil nas escolas como forma eficaz de prevenção. 2020. Disponível em: https://buildersproject.eu/blog/post/21/the-promotion-of-a-civil-protection-culture-in-the-schools-as-an-effective-way-of-prevention. Acesso em: 28 jul. 2022.
GIROUX, Henry Armand. Teoria Crítica e Resistências em Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
ORGANIZAÇÃO NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://unric.org/pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/. Acesso em: 29 jul. 2022.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 45/2019 de 1 de abril. Aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Disponível em: https://files.dre.pt/1s/2019/04/06400/0179801808.pdf. Acesso em: 28 jul. 2022.
PORTUGAL. Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2021. Aprova a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/112-2021-169418566. Acesso em: 29 jul. 2022.
RIBEIRO, Manuel João. Modelos de governação do risco. Análise comparativa entre três sistemas nacionais de proteção civil. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 120, p. 53-78, 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/9533. Acesso em: 29 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.9533
RODRIGUES, Liliana. Considerando 9. In BUDA, D. Parecer sobre a proposta de decisão do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a Decisão n.º 1313/2013/UE relativa a um Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. Parlamento Europeu, 2018. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/REGI-AD-616617_PT.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.
RODRIGUES, Liliana. Ensino Profissional: o estigma das mãos mais do que a cabeça. Mangualde: Pedago, 2011.
SAÚDE, Anabela et al. Referencial de Educação para o Risco - Educação Pré-Escolar, Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e Ensino Secundário. Ministério da Educação e Ciência, 2015. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_Risco/documentos/referencial_risco_outubro.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.
SOUSA, Jesus Maria. Admirável Mundo Pós-moderno: que futuro para a educação? Revista Cocar, Edição especial n. 8, p. 333-346, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3062. Acesso em: 29 jul. 2022.
SOUSA, Jesus Maria. Currículo e Cidadania. In RODRIGUES, L.; FRAGA, N. (Orgs.). Europa, Educação, Cidadania, CIE-UMa, 2018, p. 87-96. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.13/2738. Acesso em: 29 jul. 2022.
SOUSA, Jesus Maria. Educação e Democracia: Utopia por realizar? In: FINO, C.; SOUSA, J. (Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando John Dewey, CIE-UMa, 2017, p. 07-20. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.13/1960. Acesso em: 29 jul. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Gregório Magno de Vasconcelos de Freitas, Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa , Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.