Music teaching: studies of an extension Project

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49143

Palabras clave:

Ensino de Música, Projeto Extensão, Acesso, Currículo, Profissionais

Resumen

Neste artigo, relatamos os estudos oriundos de um projeto de extensão voltado para a prática de Canto Coral, ocorrido no curso de Licenciatura em Música em uma universidade comunitária catarinense, no período de 2019 a 2022. O projeto sofreu os impactos da pandemia, precisando cancelar suas atividades práticas, nos anos de 2020 e 2021, no entanto, as atividades de estudo e pesquisa continuaram, dando origem a este artigo. Temos como principal objetivo discutir e re(conhecer) as diferentes trajetórias do ensino de música, o qual pode ocorrer por meio de instituições formais e não-formais de educação, refletindo sobre o acesso a este ensino, os profissionais responsáveis pelo mesmo e o currículo que tem sido desenvolvido para a área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Dallazem, Universidade do Planalto Catarinense

Licenciada em Música, Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Publicidade e Propaganda. Especialista em Arte e em Musicoterapia. Mestre em Educação. Atualmente é professora da Uniplac, e possui experiência em Projetos e Assessoria Pedagógica, atuando principalmente em gestão em educação e educação musical.

Citas

BATISTA, Leonardo Moraes et al. Interculturalidade e Educação Musical – caminhos e possibilidades para uma circulação musical e cultural: Pesquisa e Ação. XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical - Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical. Manaus, 16 a 20 de outubro de 2017, p.01 a 16. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2678/public/2678-9364-1-PB.pdf Acesso em: 31 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso em 21 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso 21 abr 2022.

DALLAZEM, Aline. Egressos Licenciados em Música: inserção e atuação na Educação Básica. Curitiba, PR: CRV, 2015. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440316.7

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003.

NASSIF, Silvia Cordeiro. Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio. In: MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza (Org). Música, filosofia e educação, vol 2 [recurso eletrônico]. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, p. 121 a 129. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.05319050212

SANTOS, Carla Pereira dos. Educação musical nos contextos não-formais: um enfoque acerca dos projetos sociais e sua interação na sociedade. Anais de Congresso ANPPOM, 2007. Disponível em https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/educacao_musical/edmus_CPSantos.pdf Acesso em 07 jul. 2022.

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, 2002. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 23 mar 2022.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução de Márcia Peleggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400003

Publicado

2022-11-08

Cómo citar

DALLAZEM, A. . Music teaching: studies of an extension Project. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49143, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49143. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9143. Acesso em: 22 nov. 2024.