School Historic Heritage: The Center for Memory, Research and Documentation of Paulistinha

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49129

Palabras clave:

Memory and Research Center, School Heritage, Nursery/University School

Resumen

Esse artigo tem como objetivo uma análise do acervo que irá compor o futuro Centro de Memória, Pesquisa e Documentação do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo. Partindo da análise geral dos arquivos tanto digitais como físicos alocados na instituição, a pesquisa mostrou a diversidade de documentos, e uma primeira impressão do acervo institucional da Paulistinha, a partir de sua história conhecida, e suas transformações ao longo das últimas décadas que mudaram o cotidiano e as práticas educacionais da instituição. A pesquisa evidencia a importância da idealização e estabelecimento de centros de memória escolar, contribuindo para se pensar na história das instituições, como no processo de formação desses espaços como resguardo da história, da memória e identidade institucional. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Peterson Mendes Paulino, Universidade Federal de São Paulo

Estudante de História na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP). Bolsista Pibex no NEI-Paulistinha.

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo

Professora EBTT. Coordenadora do Projeto de Extensão “50 anos da Paulistinha: partir da história” - aprovado pela Pró- Reitoria de Extensão (ProEC) da Unifesp em 09 de setembro de 2020.

Citas

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Porto Alegre: Letra 1, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.21826/9786587422077>. Acesso em: 28 de mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.21826/9786587422077

BURKE, Peter. Testemunha ocular: O uso de imagens como evidência histórica. 1.ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2017. 318p.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Acervos Escolares: olhares ao passado no tempo presente. Revista História da Educação. Porto Alegre, v. 19, n. 47, set./dez, 2015, p. 293- 296. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/58105/pdf_104> Acesso em: 01 de jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/58105

GARCIA, Carlos Alberto Xavier. Centro de Memória Escolar: A Importância da História da Educação. In: XI Encontro Estadual de História: História, Memória e Patrimônio. 2012, Rio Grande do Sul. Anais Eletrônicos. Rio Grande do Sul, 2012, p. 1-6. Disponível em: <http://www.eeh2012.anpuh-rs.org.br/resources/anais/18/1347224702_ARQUIVO_centrodememoriafurg_Garcia.pdf.> Acesso em: 27 de jun. 2022.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 4.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012. 179p.

OLIVEIRA, Rosana Carla de. Paulistinha, a creche universitária da Unifesp: a construção identitária de uma história multifacetada (1971 a 1996). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59534> Acesso em: 03 de jul. 2022.

OLIVEIRA, Rosana Carla de; PANIZZOLO, Claudia. Comunidade Intantil: Práticas do Cotidiano de uma Creche Universitária na Década de 1970. Revista Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, ano 25, v. 46. p. 1-27, 2020. Disponível em: < https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/11253> Acesso em: 01 de jul, 2022.

SANTOS, Bruno Almeida Régis dos; ARAÚJO, Isabella Belmiro. Os Centros de Memória como espaço de formação e reflexão das identidades. In: IX Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp – Memória e histórias locais: esquecimento, diversidades culturais e identidades. 2019, Campinas. Anais Eletrônicos. Campinas, 2019, p. 1-17. Disponível em: <https://www.ixseminarionacionalcmu.com.br/resources/anais/8/1562974884_ARQUIVO_TrabalhoCompleto.BrunoSantos.pdf> Acesso em: 30 de jun. 2022.

SILVA, Dilma Antunes; FERREZIN, Lilian. Escola da infância e extensão: diálogos, desafios e possibilidades. Extensão em Foco, [S.l.], n. 27, ago. 2022. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/81399>. Acesso em: 23 ago. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i27.81399. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81399

SOUZA, José Edimar de; GIACOMONI, Cristian. Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. Cadernos CERU, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 139-156, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/189278>. Acesso em: 9 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p139-156

SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educar em Revista, [S.l.], v. 17, n. 18, p. 75-101, dez. 2001. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819>. Acesso em: 04 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.235

SOUZA, Rosa Fátima de. Preservação do Patrimônio Histórico Escolar no Brasil: notas para um debate. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, jan./jun. 2013. Disponível em: < https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013199> Acesso em: 09 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723814262013199

ZAIA, Iomar Barbosa. O lugar do arquivo permanente dentro de um centro de memória escolar. Revista Brasileira de História da Educação, v. 5, n. 2 [10], p. 153-174, 10 fev. 2012. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38650/20181> Acesso em 27 de jul. 2022.

Publicado

2022-11-07

Cómo citar

PAULINO, P. M. .; SILVA, D. A. . School Historic Heritage: The Center for Memory, Research and Documentation of Paulistinha. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e49129, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49129. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9129. Acesso em: 26 dic. 2024.