School Historic Heritage: The Center for Memory, Research and Documentation of Paulistinha
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49129Palabras clave:
Memory and Research Center, School Heritage, Nursery/University SchoolResumen
Esse artigo tem como objetivo uma análise do acervo que irá compor o futuro Centro de Memória, Pesquisa e Documentação do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação da Universidade Federal de São Paulo. Partindo da análise geral dos arquivos tanto digitais como físicos alocados na instituição, a pesquisa mostrou a diversidade de documentos, e uma primeira impressão do acervo institucional da Paulistinha, a partir de sua história conhecida, e suas transformações ao longo das últimas décadas que mudaram o cotidiano e as práticas educacionais da instituição. A pesquisa evidencia a importância da idealização e estabelecimento de centros de memória escolar, contribuindo para se pensar na história das instituições, como no processo de formação desses espaços como resguardo da história, da memória e identidade institucional.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Porto Alegre: Letra 1, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.21826/9786587422077>. Acesso em: 28 de mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.21826/9786587422077
BURKE, Peter. Testemunha ocular: O uso de imagens como evidência histórica. 1.ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2017. 318p.
CUNHA, Maria Teresa Santos. Acervos Escolares: olhares ao passado no tempo presente. Revista História da Educação. Porto Alegre, v. 19, n. 47, set./dez, 2015, p. 293- 296. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/58105/pdf_104> Acesso em: 01 de jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/58105
GARCIA, Carlos Alberto Xavier. Centro de Memória Escolar: A Importância da História da Educação. In: XI Encontro Estadual de História: História, Memória e Patrimônio. 2012, Rio Grande do Sul. Anais Eletrônicos. Rio Grande do Sul, 2012, p. 1-6. Disponível em: <http://www.eeh2012.anpuh-rs.org.br/resources/anais/18/1347224702_ARQUIVO_centrodememoriafurg_Garcia.pdf.> Acesso em: 27 de jun. 2022.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 4.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012. 179p.
OLIVEIRA, Rosana Carla de. Paulistinha, a creche universitária da Unifesp: a construção identitária de uma história multifacetada (1971 a 1996). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59534> Acesso em: 03 de jul. 2022.
OLIVEIRA, Rosana Carla de; PANIZZOLO, Claudia. Comunidade Intantil: Práticas do Cotidiano de uma Creche Universitária na Década de 1970. Revista Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, ano 25, v. 46. p. 1-27, 2020. Disponível em: < https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/11253> Acesso em: 01 de jul, 2022.
SANTOS, Bruno Almeida Régis dos; ARAÚJO, Isabella Belmiro. Os Centros de Memória como espaço de formação e reflexão das identidades. In: IX Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp – Memória e histórias locais: esquecimento, diversidades culturais e identidades. 2019, Campinas. Anais Eletrônicos. Campinas, 2019, p. 1-17. Disponível em: <https://www.ixseminarionacionalcmu.com.br/resources/anais/8/1562974884_ARQUIVO_TrabalhoCompleto.BrunoSantos.pdf> Acesso em: 30 de jun. 2022.
SILVA, Dilma Antunes; FERREZIN, Lilian. Escola da infância e extensão: diálogos, desafios e possibilidades. Extensão em Foco, [S.l.], n. 27, ago. 2022. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/81399>. Acesso em: 23 ago. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i27.81399. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.81399
SOUZA, José Edimar de; GIACOMONI, Cristian. Análise documental como ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais. Cadernos CERU, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 139-156, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/189278>. Acesso em: 9 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p139-156
SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educar em Revista, [S.l.], v. 17, n. 18, p. 75-101, dez. 2001. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819>. Acesso em: 04 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.235
SOUZA, Rosa Fátima de. Preservação do Patrimônio Histórico Escolar no Brasil: notas para um debate. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, jan./jun. 2013. Disponível em: < https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013199> Acesso em: 09 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723814262013199
ZAIA, Iomar Barbosa. O lugar do arquivo permanente dentro de um centro de memória escolar. Revista Brasileira de História da Educação, v. 5, n. 2 [10], p. 153-174, 10 fev. 2012. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38650/20181> Acesso em 27 de jul. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Peterson Mendes Paulino, Dilma Antunes Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.