O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento à Luz da Psicologia Histórico-Cultural: contribuições à formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48656

Palabras clave:

Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Psicologia Histórico-Cultural, Formadores de Professores, Ciências, Biologia

Resumen

Este estudo objetiva analisar as teorias que perpassam o Projeto Pedagógico do Curso - PPC de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Ceará, com ênfase na Psicologia Histórico-Cultural. A investigação é de natureza qualitativa, e teve como método a pesquisa documental. Para a coleta de dados, utilizou-se PPC, que foi analisado por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos mostram que o PCC é entrelaçado por uma diversidade de teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, o que gera uma multiplicidade de metodologias e de práticas avaliativas. Tendo em vista que o PPC é um documento que deve contribuir com a elevação da qualidade do curso, assim como com a formação dos futuros professores, ressalta-se a necessidade de teorias críticas como a Psicologia Histórico-Cultural, para fundamentar as práticas docentes dos formadores de professores nos cursos de licenciatura, em particular, nas Ciências Biológicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Luiza Barbosa Araújo, Universidade Regional do Cariri

Mestranda do programa Mestrado Profissional em Educação (MPEDU/URCA); Especialista em Ensino de Biologia e Química (URCA); Licenciada em Ciências Biológicas (UECE/FECLI).

Cristina Cardoso de Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Professora do Curso de Pedagogia (UFMA); Doutora em Educação (PPGE/UECE); Mestre em Educação (PPGE/UFPI).

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Educação (PPGEB-UFC); Mestre em Educação (UECE); Licenciada em Ciências Econômicas pela URCA; Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Maria Márcia Melo de Castro Martins, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/FECLI); Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UECE); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGENCIMA/UFC); Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFC).

Citas

COELHO, L.; PISONI, S. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista Modelos–FACOS/CNEC Osório, v. 2, n. 1, p. 144-152, ago. 2012. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/vygotsky_-_sua_teoria_e_a_influencia_na_educacao.pdf. Acesso em: 27 abr. 2018.

COSTA, D. A. F. Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial. Revista Psicopedagogia, v. 23, n. 72, p. 232-240, ago. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v23n72/v23n72a07.pdf. Acesso em: 27 abr. 2018.

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

GADOTTI, M. BONITEZA DE UM SONHO: Ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: GRUBHAS, 2003.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, ago. 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf. Acesso em: 26 abr. 2018.

JUNGES, S. S. As teorias de aprendizagem e seu espaço na sala de aula e na prática docente. In: JUNGES, K. dos S. Org.: Kellen dos Santos Junges; Eliane Paganini da Silva; Valéria Aparecida Schena. Formação Docente: tendências, saberes e práticas. Curitiba - CRV, 2017. cap. 7, p. 127-147.

KRASILCHIK, M. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, v. 11, n. 55, p 3-8, jul./set. 1992.

LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________. Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehikAH/libaneo. Acesso em: 10 nov. 2018.

MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da educação, s/v, n. 20, p. 11-30, nov. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752005000100002&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 28 abr. 2018.

MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da Pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da Psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n.2, p. 130 - 143, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9705. Acesso em: 08 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9705

MENDES, T. C.; BACCON, A. L. P. PROFISSÃO DOCENTE: O QUE É SER PROFESSOR? In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 12.; Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 3.; Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA/UNESCO, 5.; Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar - ENAEH, 9., 2015, Curitiba, PR. Anais eletrônicos…Curitiba, PR: PUC-PR, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/39656612/PROFISS%C3%83O_DOCENTE_O_QUE_%C3%89_SER_PROFESSOR. Acesso em: 14 nov. 2018.

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. de H. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf; UFRGS, 2011.

PETRONI, A. P.; ANDRADA, P. C.; SOUZA, V. L. T. Algumas Considerações sobre a Teoria de Henri Wallon e suas Contribuições para a Educação. MOMENTUM, v. 1, n. 6, p. 127-140, jan./dez. 2017. Disponível em: http://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/87. Acesso em: 28 abr. 2018.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico / tradução Naila Freitas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO - PPC DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, 2013.

RICARDO, E. C. A problematização e a contextualização no ensino das ciências: acerca das ideias de Paulo Freire e Gérard Fourez. In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 4., 2003, Bauru, SP. Atas..., Bauru, SP: ABRAPEC, 2003. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL019.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

SANTOS, G. R. dos; AQUINO, O. F. A Psicologia Histórico-Cultural: conceitos principais. Perspectivas em Psicologia, v. 18, n. 2, p. 76 - 87, jul/dez, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29471. Acesso em: 08 ago. 2022.

SANTOS, J. A.; OLIVEIRA, G. S.; MALUSÁ, S. CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE JEAN PIAGET. Cadernos da FUCAMP, v. 16, n. 27, p. 1-11, 2017. Disponível em: http://fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/1123. Acesso em: 27 abr. 2018.

SILVA, A. S. Teorias da aprendizagem na EAD: ideações de professores autores de material didático impresso. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18401. Acesso em: 27 abr. 2018.

SILVA, S. de C. R. da; SCHIRLO, A. C. TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA ANTE A NOVA REALIDADE SOCIAL. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, jan. 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/22694. Acesso em: 26 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22694

SILVA, F. O. da.; SOUZA, G. F. R. de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educação e Formação, v. 7, p. 1-17, ago, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8002/6948. Acesso em: 31 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002

SOUZA, L. O. de.; ANSELMO, K. de B. Saberes da docência: leitura crítica, emancipação humana e profissional. Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. 1-13, dez, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4290/3600. Acesso em: 31 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4290

VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 7, n. 1, p. 11-19, jun. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000100002. Acesso em: 14 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572003000100002

VIGOTSKI, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. 2ª ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo, SP: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

ARAÚJO, M. L. B.; ARAÚJO, C. C. de; CHARAPA ALVES, F.; MELO DE CASTRO MARTINS, M. M. O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento à Luz da Psicologia Histórico-Cultural: contribuições à formação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e48656, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48656. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8656. Acesso em: 22 nov. 2024.