Relato de experiência de estágio no PIBID: reflexão crítica a partir dos sentimentos e observações
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48438Palabras clave:
Autoavaliação, Emoções, Formação acadêmicaResumen
Este estudo emerge da experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa tem como princípio oportunizar ao graduando uma aproximação ao contexto escolar. Trata-se de um estudo de relato de experiência cujo objetivo é destacar a evolução dos sentimentos e observações do graduando no início e final do programa e relatar criticamente a experiência no estágio PIBID. O estudo foi construído através de relatórios, planos de aula, experiências e observações do graduando em Educação Física por 2 anos em uma escola pública. Identificou-se que o programa possibilitou o estabelecimento da relação professor-aluno ao e consequentemente uma evolução positiva dos sentimentos do graduando. Também, o PIBID aparenta ser um ótimo programa para a formação docente, porém a falta de capacitação para os estagiários pode levar a uma evasão nos cursos de licenciatura, principalmente pela falta de experiência e sentimento de insegurança e despreparo.
Descargas
Citas
ALMEIDA Maria Isabel de.; PIMENTA Selma G. Estágios supervisionados na formação docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
BELO, Priscila Alves de Paula; OLIVEIRA, Rayssa Melo de; SILVA, Renato Carneiro da. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e323880, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.3880. Acesso em: 26 set 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.3880
CAPES. PIBID. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid. Acesso em: 16 mar. 2022.
DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução de Laura Teixeira Motta. 1. ed. São Paulo: Companhia das letras; 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 6. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1997.
GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijui: Unijuí, 1998.
MARX, Karl.; ENGELS Friedrich. A ideologia alemã. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PELLISSON, Sofia; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de regulação emocional de estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Educ. Form., Fortaleza, v.7, n.1,e7152, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/e7152. Acesso em: 25 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7152
PICONEZ, Stela Conceição B. et al. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 19. ed. Campinas-SP: Papirus; 1991.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.
POMPEU, Maria L.; ARCHANGELO, A. Medos no âmbito educacional. In: O DECLÍNIO DOS SABERES E O MERCADO DO GOZO, 8., 2010, São Paulo. Anais do VIII. Colóquio internacional do LEPSI. São Paulo: FE-USP, 2011. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100047&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 mar. 2022.
REALI, Ana Maria Medeiros R. TANCREDI, Regina Maria Simões P. A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva. Paidéia (Ribeirão Preto), São Carlos, v. 15, n. 31, p. 239-247, out. 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/250993303_A_importancia_do_que_se_aprende_na_escola_a_parceria_escola-familias_em_perspectiva. Acesso em: 6 abril. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200011
VEIGA, Laura da.; LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira, DUARTE, Vanda Catarina. Qualificação, competência técnica e inovação no ofício docente para a melhoria da qualidade do ensino fundamental. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 3, p. 143-167, jul./set. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000300008
VERAS, Renata da S.; FERREIRA, Sandra Patrícia A. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em revista, Curitiba, n. 38, p. 219-235, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mFY9kNRcyMxMVzRKpwBCJLN/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 27 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000300015
VYGOTSKI, Lev Semyónovich. Obras Escogidas. Madrid: Visor; 1995.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Edú Fiorin Schopf
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.