Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: análise discursiva de propagandas de escolas de idiomas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48299

Palabras clave:

Ensino, Aprendizagem, Língua Inglesa, Discurso

Resumen

No presente trabalho objetiva-se investigar as estratégias discursivas que são mobilizadas por escolas de idiomas para enunciar acerca do ensino e aprendizagem de inglês para crianças. Como respaldo para o desenvolvimento deste estudo, amparamo-nos as investigações de Foucault (2008a; 2008b), Garcia (2011) e Vasconcelos e Siqueira (2021). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus compreende materialidades discursivas que estão contidas em sites de duas escolas de idiomas: Wizard by Pearson e Fisk. A análise das propagandas permitem averiguar a existência de estratégias discursivas que defendem um aprendizado mais significativo no período da infância, concebida como uma fase cheia de descobertas e entusiasmos, e, por isso, afirmam que o ensino precisa pautar-se na diversão e interação, estimulando um aprendizado do inglês com mais facilidade. 

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Biografía del autor/a

Dayane Valéria de Sousa Rodrigues , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do Curso de Letras/Inglês da da  Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas.

 

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) da  Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da ampla associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

 

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Publicado

2022-09-13

Cómo citar

RODRIGUES , D. V. de S.; SILVA, F. V. da. Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: análise discursiva de propagandas de escolas de idiomas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e48299, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48299. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8299. Acesso em: 21 nov. 2024.