Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48254Palabras clave:
Memorial de formação, Prática pedagógica, PedagogiaResumen
Este artigo tem como objetivo, descrever a trajetória educacional, identificando e refletindo sobre os percursos e construções da discente “Cristina Lemos Souza”, em sua formação no curso de Pedagogia. Por meio da autobiografia, em forma de memorial, apresenta vivências e disciplinas que muito contribuiu para a formação da pedagoga, bem como a realização dos estágios, que fortaleceram as suas experiências e ampliaram os saberes técnicos necessários para a prática pedagógica. Por intermédio do diálogo com autores que fundamentaram a escrita do trabalho, como Freire (1996), Nóvoa (1999), Pimenta (2004), Libâneo (1994) e Souza (2006), s reflete sobre o sentido e ressignificado da atuação na educação. Destacando, ainda, o compromisso perene com a formação para a permanente construção e consolidação da identidade como profissional da Pedagogia. Finaliza-se apresentando as impressões, experiências e objetivos alcançados durante essa trajetória de formação e sobre os caminhos que pretende trilhar como docente e profissional em educação.
Descargas
Citas
ARRUDA, L. M. Dificuldade de aprendizagem de leitura no ano inicial do ensino fundamental. 2014. 38. p. Monografia do curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba. 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 20 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm
. Acesso em: 20 set. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.
gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 3, de 21 de fevereiro de 2006. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2005. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/
arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
BRASIL. Nota Técnica n.º 02 / 2012/MEC/SECADI/PROJOVEM URBANO. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2012. Disponível em http://portal.mec.
gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=9902&Itemid=. Acesso em: 18 maio 2021.
BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Zero Limitada, 1983.
CARNEIRO, M. P. A. K. B. Processo avaliativo na Educação Infantil. 2010. 45 f. (Monografia). Pós-graduação em Educação Infantil. Escola Superior Aberta do Brasil, Vila Velha, 2010.
D´AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. 2. ed. Natal: Editora da UFRN, 2011.
DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FARIAS, I. M. S.; SILVA, S. P.; FRANÇA, S. M. Pesquisa e Prática Pedagógica III. Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UECE). Fortaleza: EdUECE, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1978.
LIBÂNEO; J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO; J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2004.
LITTO, F. M. As Interfaces da EAD na Educação Brasileira. Revista USP, n. 100, p. 57-66, dez./jan./fev. 2013-2014. Disponível em: http://www.abed.org.br/documentos DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p57-66
/as_interfaces_da_ead_prof_Litto.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
LÜCK, H. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Gestão escolar e formação de gestores, Brasília, v. 17, n. 72, p. 1-195, fev./jun. 2000.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2. ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
MACHADO, C. J. dos S.; FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, L. M. de. Pelos fios das memórias do livro e da leitura: o arquivo Zila da Costa Mamede. HOLOS, v.29, n.5, 333-347, 2013. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1721
MARX, K. O capital, crítica da economia política: Livro I. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
NÓVOA, A. Profissão professor. Lisboa: Porto, 1999.
NUNES, A. I. B; SILVEIRA, R. N. Psicologia da Aprendizagem. Fortaleza: Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UECE). Fortaleza: EdUECE, 2011.
PASSEGI, M. C.; SOUZA, E. C. (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus, 2008.
PIAGET, J. A Construção do Real na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência da criança. São Paulo: Crítica, 1986.
PIMENTA, S.; LIMA, M. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. São Paulo: Cortez, 1985.
SOUSA, A. L. L. de et al. Estágio I: Pesquisa e Prática Pedagógica na Educação Infantil. Fortaleza: EdUece, 2018.
SOUZA, E. C. Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS, 2006.
TAVARES, J.; BRZEZINSKI, I. Conhecimento profissional de professores: a práxis educacional como paradigma de construção. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2008.
PRADO, G. do V. T; SOLIGO, R. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. São Paulo: Gráfica FE, 2006.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1981.
WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cristina Lemos Souza , Cristine Brandenburg, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.