Entre Imagens e Letras: a memória da redemocratização do Brasil, a partir das fotografias dos livros didáticos de história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7336

Palabras clave:

Ensino, Conflitos Políticos, Imagéticos, Livros Didáticos, Memória

Resumen

O Período que antecedeu a Redemocratização foi marcado por vários conflitos políticos e sociais, e o livro didático tornou-se um recurso importantíssimo para a instituição e disseminação de sua memória. Isto posto, este artigo objetiva analisar, a partir das memórias imagéticas, como a Redemocratização do Brasil foi se instituindo como acontecimento político e sociocultural do Brasil relevantes. Metodologicamente, analisa-se as fotografias dos Livros Didáticos de História do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2018, que se ocupam do Período de Redemocratização. O aporte teórico que se serve este artigo auxilia na compreensão das fontes imagéticas como artefato de ensino e pesquisa. Como resultado, infere que as fontes imagéticas acerca do Período de Redemocratização, que circulam nos livros didáticos de História, instituem uma Memória política no país.

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Biografía del autor/a

Risalva Ferreira Nunes de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), associação ampla UFERSA, UERN, IFRN/CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba, especialista em Supervisão Educacional e professora/supervisora da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Dulcilene Leite de Amorim Moraes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em ensino -Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) associação ampla UERN, UFERSA, IFRN- Especialista em Docência para a Educação Profissional pelo SENAC e Especialista em Recursos Humanos (UERN). Professora de educação profissional.

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN) e do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em História (UFSC), com Estágio Pós-Doutoral em História pelo PNPD-CAPES na UFPR.

Ana Meyre de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), associação ampla UFERSA, UERN, IFRN. Licenciada em Pedagogia pela UERN. Membro do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (CNPq/UFERSA). Docente/Secretaria Municipal de Educação de Baraúna – RN.

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Publicado

2022-03-20

Cómo citar

MEDEIROS, R. F. N. de; MORAES, D. L. de A.; TAMANINI, P. A.; MORAIS, A. M. de. Entre Imagens e Letras: a memória da redemocratização do Brasil, a partir das fotografias dos livros didáticos de história. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e47336, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7336. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7336. Acesso em: 24 nov. 2024.