Entre Imagens e Letras: a memória da redemocratização do Brasil, a partir das fotografias dos livros didáticos de história
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7336Palabras clave:
Ensino, Conflitos Políticos, Imagéticos, Livros Didáticos, MemóriaResumen
O Período que antecedeu a Redemocratização foi marcado por vários conflitos políticos e sociais, e o livro didático tornou-se um recurso importantíssimo para a instituição e disseminação de sua memória. Isto posto, este artigo objetiva analisar, a partir das memórias imagéticas, como a Redemocratização do Brasil foi se instituindo como acontecimento político e sociocultural do Brasil relevantes. Metodologicamente, analisa-se as fotografias dos Livros Didáticos de História do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2018, que se ocupam do Período de Redemocratização. O aporte teórico que se serve este artigo auxilia na compreensão das fontes imagéticas como artefato de ensino e pesquisa. Como resultado, infere que as fontes imagéticas acerca do Período de Redemocratização, que circulam nos livros didáticos de História, instituem uma Memória política no país.
Descargas
Citas
ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Conexão com a história. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2016.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos – 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2008. Coleção docência em formação. Série ensino fundamental/coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Identidades e Ensino da História do Brasil. In: CARRETERO, Mário; ROSA, Alberto; GONZÁLES, Maria Fernanda. (org). Ensino de História e Memória Coletiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007, p. 33-52.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Programas Livro Didático – PNLD. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.fnde.gov/programas/pnld.htm. Acesso em: 10 mar. 2019.
CAMPOS, Flávio de; PINTO, Júlio Pimentel; CLARO Regina. Oficina de história. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016.
CARRANO, Paulo. Toda ditadura quer controlar o campo educacional, porque é nele que há liberdade para pensar e construir novos caminhos para a sociedade. http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/toda-ditadura-quer-controlar-o-campo-educacional-porque-e-nele-que-ha-liberdade/. Acesso em: 14 out. 2020.
CIAMPI, H.; CABRINI, C. Ensino de história: histórias e vivências. In: CERRI, L. F. (org.). O ensino de história e a ditadura militar. 2. ed. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2003.
DIAS, Geraldo Pedrosa de Araújo. Pra não dizer que não falei das flores. São Paulo: RGE, 1979, p. 6-49.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2006.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva e memória histórica. In:__. A memória coletiva. 2.ed. São Paulo: Editora Revistas dos Tribunais LTDA, Capítulo II, pág. 35 a 89, 1990.
JOLY, Martine. A imagem e os signos. Lisboa, 2007.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia: Ateliê, 2007.
MAUAD, Ana Maria. Usos e funções da fotografia pública no conhecimento histórico escolar. Universidade Federal Fluminense. 2015.
MEDEIROS, Risalva Ferreira Nunes de. O ensino de história e o período de redemocratização em uma perspectiva imagética. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino) – UERN - UFERSA – IFRN, Mossoró, 2021.
SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 2005.
SANTAELLA, Lucia. A leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
TAMANINI, Paulo Augusto; MEDEIROS, Risalva Ferreira N de; MORAIS, Ana. Meyre de. Algumas ponderações acerca das imagens do Período de Redemocratização, nos livros didáticos de História. In: AGUIAR, Ana L. O; CHAVES, Flávio M, C; DE ANDRADE, Fco Ari; MUNIZ, Rita de F. (org.). Educação: práticas, diversidade e inclusão. CRV, 2020, p. 29-41.
VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, Bruno. Olhares da história: Brasil e mundo. ed. São Paulo: Scipione, 2016.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Risalva Ferreira Nunes de Medeiros, Dulcilene Leite de Amorim Moraes, Paulo Augusto Tamanini, Ana Meyre de Morais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.