Políticas de currículo e signifiXação de qualidade: discursos e contextos de mobilização da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7303

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas de Currículo, Discurso de qualidade

Resumo

O referencial teórico pós-crítico compreende que as representações podem ser processos provisórios, permeados por construções discursivas e contextuais. Objetivou-se analisar a signifiXação de qualidade nos contextos de mobilização da política curricular presente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, adotando uma revisão bibliográfica, que dialoga com o referencial teórico do ciclo de política de Stephen Ball (1998), além de pesquisas e publicações de brasileiros que dialogam com a produção do conhecimento Ball e Mainardes (2011), Lopes (2010, 2012 e 2013) e Lopes e Macedo (2011 e 2021), somado ainda às consultas e análise de documentos como a Lei n.º 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular e a Portaria MEC n.º 331/2018. Compreende-se que não se está falando sobre significações fixas, mas sobre processos provisórios de significação de qualidade. Assim, concomitantemente ao processo de significar a qualidade do currículo, construir-se-á a significação de um projeto de sociedade democrática a ser alcançado.

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Biografia do Autor

Erika Roberta Silva de Lima, Escola Estadual Tertuliano Ayres Dias

Pedagoga (UERN). Especialista em Educação e Linguagem para Multiculturalidade (UERN). Mestre em Educação (IFRN). Atua como docente na Educação Básica (Rede Estadual do RN) e no Ensino Superior (Uniasselvi). Pesquisadora na área da gestão e políticas públicas.

Francisca Natália da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN. Atua como docente da área de Política e Gestão Escolar no IFRN.

Kaiser Jackson Pereira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Química (UERN). Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior (FVJ). Mestre em Ensino pelo POSENSINO (UERN - UFERSA - IFRN). Possui vínculo profissional com o IFRN. Atua principalmente no ensino médio e orientações dos estágios da Licenciatura em Química.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

LIMA, E. R. S. de .; SILVA, F. N. da; SOUSA, K. J. P. de . Políticas de currículo e signifiXação de qualidade: discursos e contextos de mobilização da BNCC . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47303, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7303. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7303. Acesso em: 16 abr. 2024.