Ser ou se fazer tutor(a): a gestão dentro do Programa de Educação Tutorial (PET/UERN/UFERSA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7300

Palabras clave:

Tutoria, Gestão, Atividades extracurriculares, Extensão

Resumen

O presente artigo analisa a gestão dos tutores(as) dentro dos Programas de Educação Tutorial (PET), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), como algo pronto/acabado ou processual. A metodologia é de cunho quanti-qualitativo, exploratório, fazendo uso da revisão bibliográfica, documental e entrevistas com tutores(as). Para fundamentação teórica, utilizamos Tosta et al. (2003); Müller (2003); Freire (1996); Brasil (2006), dentre outros. A pesquisa nos direcionou a perceber que o tutor PET se constrói de forma empática contemplando não apenas os aspectos acadêmicos, técnicos, mas o lado humanista, não de forma invasiva nas questões pessoais, mas devido ao estreitamento das relações construídas dentro do programa, existe uma sensibilidade no cuidar e de se importar com o outro. Nessas vivências, há momentos que são partilhados saberes, conhecimentos e experiências de ensino aprendizagem, desenvolvimento de laços formativos e fraternos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Anderson Brito do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrando em Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), associação ampla entre UERN/UFERSA/IFRN, bolsista CAPES. Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo IFRN/MO. Graduado em Pedagogia pela UERN/MO, bolsista PET/SISu/MEC/FNDE).

José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), associação ampla entre UERN/UFERSA/IFRN. Graduado em Licenciatura Plena em História pela UECE. Especialista em Planejamento Educacional pela UNIVERSO. Professor do IFRN, Campus Mossoró.

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Mestra em Educação (POSEDUC/UERN). Especialista em Ensino e Currículo (UERN). Graduada em Pedagogia (UERN). Professora do IFRN.

Flávia Spinelli Braga, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT-UL). Mestra em Geografia (UNESP), bolsista CNPQ. Licenciada em Geografia (UDESC), bolsista PET/SISu/MEC/FNDE; Professora Adjunta da UERN.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições 70, 1977. 225p.

BRASIL, Ministério da Educação. Programa de Educação Tutorial – PET. Manual de Orientações Básicas. 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. 76p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220p.

MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 793-812, out./dez. 2011.

MÜLLER, Angélica. Qualidade no ensino superior: a luta em defesa do Programa Especial de Treinamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. 172p.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 110p.

TOSTA, Rosa Maria et.al. Programa de educação tutorial (PET): uma alternativa para a melhoria da graduação. Psicología para América Latina. n. 8, México, nov. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100010&script=sci_arttext . Acesso em: 04 fev. 2021.

ZABALZA, Miguel Ángel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. 239p.

Publicado

2022-01-10

Cómo citar

NASCIMENTO, A. A. B. do; COSTA JÚNIOR, J. G. B. da; FERNANDES, A. N. de O.; BRAGA, F. S. . Ser ou se fazer tutor(a): a gestão dentro do Programa de Educação Tutorial (PET/UERN/UFERSA). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 4, p. e47300, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7300. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7300. Acesso em: 21 nov. 2024.