A educação básica nas comunidades ribeirinhas do Estado do Amapá

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.7081

Palabras clave:

Educação básica, Comunidade ribeirinha, Amapá

Resumen

O referido trabalho tem objetivo de examinar as produções científicas sobre a qualidade da educação nas comunidades ribeirinhas considerando as especificidades do deslocamento. E de que forma a educação básica vem sendo abordada nas comunidades ribeirinhas do estado do Amapá, nas produções científicas.  Metodologicamente, o trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica, através da revisão de literatura acerca da temática Educação para as comunidades ribeirinhas e finalizando com o resultado de que a educação nas comunidades ribeirinhas necessita de infraestrutura nas escolas amapaenses com ampliação, adequação e reformas. Formação continuada para os professores e um quadro fixo na escola de todos os profissionais, transporte escolar seguro e um currículo voltado para o saber e cultura do aluno para desenvolvimento pleno da cidadania.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adilamar Coutinho Castro, Universidade Estadual do Ceará

Formada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar (UNIFAP) Bacharel em Direito (CEAP), acadêmica do Curso Letras/Francês (UNIFAP) Pedagoga na E.E. Quilombola Lagoa dos Índios e Professora na E.E. Prof. Nilton Balieiro Machado, Mestranda em Políticas Públicas (UECE).

Raimundo Inaldo de Jesus Souza Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Formado em Pedagogia, Especialista em Linguística Aplicada, Bacharel em Direito (UNAMA), licenciado em Letras, professor do AEE na Escola Municipal Raquel da Paz e Escola José Ribamar Teixeira.

Elizabete Belo Lobato, Universidade Estadual do Ceará

Formada em   Pedagogia (FACINTER), especialista em Gestão Escolar (IBPEX), Mestranda do Curso Planejamento e Políticas Públicas (UECE), Coordenadora Pedagógica na E.E. Manoel Queiroz Benjamim.

Citas

APPLE, M. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, A.F.B.: SILVA, T.T Currículo, cultura e sociedade. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

AZEVEDO, I. de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo: Hagnos, 2001.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 28o. ed., 2007.

BRASIL, Governo Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF, 1998.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394/96, Brasília - DF, 1996

CHAVES, M. P. S. R. Uma experiência de pesquisa-ação para gestão comunitária de tecnologias apropriadas na Amazônia: o estudo de caso do assentamento de Reforma Agrária Iporá. 2001. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 6ª edição. Petrópolis. Vozes, 1995

LOPES, A.C.; MACEDO, E.F. A estabilidade do currículo disciplinar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.p.73-94.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. Atlas, 1994.

MOTA NETO, J.C.; OLIVEIRA, I. A Saberes da terra, da mata e das águas, saberes culturais e educação. In: Oliveira. I.A. de (Org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazonidas. Belém:2004. P.53.

NÓBREGA-Therrien S.M., Therrien J. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos Em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p. 5–16, 2004. Dói: https://doi.org/10.18222/eae153020042148 Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2148

SACRISTÀN, J.C, PÈREZ GÓMES, A.I. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

CASTRO, A. C.; SOUZA JÚNIOR, R. I. de J.; LOBATO, E. B. A educação básica nas comunidades ribeirinhas do Estado do Amapá. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e317081, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.7081. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7081. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável