Produção científica sobre história em quadrinhos na Scielo (1997-2020): o que dizem as pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6763Palabras clave:
Histórias em quadrinhos, Ensino, Educação, ScieloResumen
A história em quadrinhos é uma linguagem que pode proporcionar aos educadores e educandos um recurso didático e pedagógico importante para auxiliá-los no desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula, enriquecendo a aprendizagem. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de levantamento bibliográfico, realizada na Scielo Brasil, objetivou-se investigar o que diz a produção acadêmica a respeito das histórias em quadrinhos indexadas nessa base, no período compreendido entre 1997 a 2020. Foram encontrados 9 artigos científicos sobre as histórias em quadrinhos. Desse total, 2 trabalhos discutem aspectos relacionados à realidade; 4 se referem especificamente às metodologias de ensino, e 3 estão relacionados ao mercado editorial. A pesquisa identificou também que as principais contribuições das HQs analisadas dizem respeito aos benefícios dessa linguagem como recurso didático-pedagógico ou metodologia de ensino na educação, independente do nível de ensino (educação básica ou ensino superior) e da área de conhecimento.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, F.; AGUIRRE, F. Z. S.; OLIVEIRA, L. S. Histórias em quadrinhos e os super-heróis ganhando espaço nas salas de aula. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018, p. 75-78.
ARANTES, T. T. As histórias em quadrinhos no ensino de literatura: uma proposta para a sala de aula. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018, p. 24-28.
ARAÚJO, G. C.; COSTA, M. A.; COSTA, E. B. As histórias em quadrinhos na educação: Possibilidades de um recurso didático- pedagógico. Revista A Margem, Uberlândia, n. 2, jul./dez. p. 26-36, 2008.
ARAÚJO, G. C. Dialogando com a linguagem Visual das Histórias em quadrinhos em sala de aula. Revista de Letras Norte@mentos, Sinop, v. 6, n. 12, p. 303-317, 2013.
BATISTA, P. C. S. et al. As relações contratuais das indústrias criativas: o caso dos quadrinhos no Ceará. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 377-393, 2011. https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000200009
BARBOZA, L. E. M. et al. Os conceitos de Florence Nightingale em tempos de pandemia da COVID-19 retratados em história em quadrinhos: relato de experiência. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 24, ne20200200, 2020. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0200
BARBOSA, V. L. Modalidades da linguagem: interfaces entre as obras literárias e as particularidades das histórias em quadrinhos. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018, p. 19-22.
BETTIO, F. D. R.; LOPES, J. C. C.; MARINHO, L. G. C. A leitura e a imaginação através da história em quadrinhos. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018, p. 43-46.
CARDOSO, A. C. A. A sombra do mundo: excesso e aprisionamento em Diomedes: a trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 46, p. 257-277, 2015. https://doi.org/10.1590/2316-40184614
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. Michigan: The Institute for Research on Teaching, 1985.
EISNER, W. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GERHARDT, T. A.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. ed. [S. l.: s. n.], 2009.
KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014. https://doi.org/10.1590/1516-731320140010009
LIMA, L. S.; FLORES, J. A. V.; AZEVEDO, C. T. O ensino da arte e as histórias em quadrinhos (HQ): A arte Sequencial e o desenvolvimento gráfico. Revista Palíndromo, Florianópolis, p. 1-18, ago./dez. 2015.
MEZA, E.; FERREIRA, J. S. F. P.; LUZ, S. M. A. A contribuição do gênero história em quadrinhos para o desenvolvimento da cidadania. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018, p. 104-107.
NETO, M. G. O. Entre o grotesco e o risível: o lugar da mulher negra na história em quadrinhos no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 16, p. 65-85, 2015. https://doi.org/10.1590/0103-335220151604
OKAMA, C. A; GALVÃO, G. D.; GÓES, H. M. Projetos escolares: uma poderosa ferramenta de ensino. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018, p. 150-153.
RAMOS, P. A leitura dos Quadrinhos. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2016.
RAMOS, P.; RAMA, A.; VERGUEIRO, W.; VILELA, T. (Orgs.). Como Usar as histórias em quadrinhos na sala se aula. 4 Ed. São Paulo: Contexto, 2016.
SÁ, C. C.; VERGUEIRO, W. As histórias em quadrinhos e seus suportes: do papel ao ambiente virtual. 9° Arte, São Paulo, v. 4, n. 2, jul./dez. 2015.
SANTOS, L. D. C. C. D.; FERREIRA. T. D. J. Produção de histórias em quadrinhos com as temáticas saúde, vida e solidariedade. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018, p. 126-129.
SANTOS, R. E. A história em quadrinhos na Sala de Aula. Revista Intercom, São Paulo, p. 1-13, 2003.
SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de
aprendizado: da teoria à prática. EccoS, São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012. https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498
SANTOS, R. E.; CORREA, V. W. Quadrinhos nacionais no ciberespaço: uma análise de Combo Ranger nos âmbitos digital e impresso. Galáxia (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 27, p. 107-119, 2014. https://doi.org/10.1590/1982-25542014116091
SANTOS, M. O.; GANZAROLLI, M. E. Histórias em quadrinhos: formando leitores. Transinformação, Campinas, v. 23, n. 1, p. 63-75, abr. 2011. https://doi.org/10.1590/S0103-37862011000100006
SHIMAZAKI, E. M. et al. O Trabalho com o Gênero Textual História em Quadrinhos com Alunos que Possuem Deficiência Intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 24, n. 1, p. 121-142, 2018. https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000100010
SILVA, A. B.; SANTOS, G. T.; BISPO, A. C. K. A. The comics as teaching strategy in learning of students in an undergraduate management program. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 40-65, 2017. https://doi.org/10.1590/1678-69712017/administracao.v18n1p40-65
SILVA, D. V. N. A leitura e os quadrinhos. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018a, p. 37-41.
SILVA, M. C. Histórias em quadrinhos e ensino de Língua Portuguesa. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018b, p. 14-17.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. Métodos de Pesquisa. ed. [S. l.: s. n.], 2009.
SOUZA, D. T. F. D.; PAEL, M. G.; BIANCHI, S. W. Art Pop, Língua Inglesa e tecnologia no universo do super-herói. In: GALVÃO, G. D.; GOMES, N. S.; MOURA, S. M. E. S. (Orgs.). #Somos Todos Super-Heróis. Campo Grande: Colégio Alexander Fleming, 2018, p. 172-176.
VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In: RAMOS, P.; RAMA, A.; VERGUEIRO, W.; VILELA, T. (Orgs.). Como Usar as histórias em quadrinhos na sala se aula. 4 Ed. São Paulo: Contexto, 2016, p. 31-64.
ZOCAL, B. Culturas legítimas: la traducción de historietas latino americanas en Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, n. 1, p. 245-264, 2018. https://doi.org/10.1590/010318138651707357271
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Renata Costa Brito Moraes, Gustavo Cunha de Araújo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.