Formação de professores indígenas como políticas públicas: uma análise das produções realizadas 2015 a 2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6405

Palabras clave:

Formação de professores indígenas, Estado da questão, Políticas públicas, Educação escolar indígena

Resumen

Objetiva-se analisar as produções cientificas que abordam a formação de professores indígenas como políticas públicas no cenário educacional brasileiro, publicadas no período de 2015-2019. Adotou-se o método sistemático de revisão bibliográfica, sendo estudo do tipo descritivo, de abordagem qualitativa (GIL, 2008), bem como a pesquisa do tipo Estado da Questão (Nóbrega-Therrien e Therrien (2004). Foram estudos publicados nos anos 2015-2019, considerando o avanço nas pesquisas das bases de dados da Plataforma da Capes. Os resultados abordam aspectos conceituais, legais e políticas públicas da Educação Escolar Indígena e Formação de Professores. As discussões revelam significativo aumento na formação do professor indígena.

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Biografía del autor/a

Maria do Socorro Salles Sfair, Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Graduada em Pedagogia e Administração Educacional. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Pós-graduada em Gestão Escolar. Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará-UECE

Norma Dias dos Santos Barros, Secretaria de Educação do Estado do Amapá

Mestranda em Planejamento em Políticas Públicas pela Universidade Estadual  do Ceará, Especializando em Estatísticas e Avaliação Educacional - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - CAED/UFJR - (2018); Especialista em Gestão Escolar - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - ( 2008 ); Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Instituto Federal do Amapá - IFAP ( 2014 ); Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2007); Experiência como Professora da Educação de Jovens e Adultos - EJA (1993-2000); Experiência como Professora do Ensino Fundamental I (1992-1993); Experiência como Professora e Gestora Escolar do Ensino Fundamental I (2000-2010); Experiência como Técnica. Orientadora, Colaboradora, Elaboradora de Projetos e Coordenadora de Estudos na Formação Continuada (Educação Básica) no GEA (2010-2019); Atualmente é pedagoga do Governo do Estado do Amapá; (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

SFAIR, M. do S. S.; BARROS, N. D. dos S. Formação de professores indígenas como políticas públicas: uma análise das produções realizadas 2015 a 2019. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316405, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6405. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6405. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável