Educação em Tempo Integral na perspectiva Profissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6190

Palabras clave:

Tempo Integral, Profissional, Ensino Médio

Resumen

O propósito é compreender as discussões dos autores do estado da questão sobre a temática pesquisada. Metodologicamente, usou-se abordagem qualitativa. A pesquisa é do tipo Revisão de Literatura onde a pesquisa é do Estado da Questão - (EQ). As bases de dados usadas: SCIELO, BDTD e CAPES. As discussões apontaram que a educação ofertada para o ensino médio caminha em duas vertentes, uma para o ensino básico e outra para o ensino técnico. O ensino técnico alavancou no país a partir de 2014 com a implantação do PRONATEC. Isso confirma que o Ensino Médio é dual porque o aluno pode cursar o ensino médio, ou pode cursar concomitante o ensino médio e técnico. Assim, as categorias discutidas estão a serviço da clientela de jovens em formação que necessitam concluir estudos e prover-se de conhecimentos para o mercado de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cidinéia Maria Marques Tavares, Secretaria Municipal de Educação de Tartarugalzinho

Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Amapá. Psicopedagoga pela UNIMETA. Funcionária do Governo do Estado do Amapá cargo de Pedagoga. Funcionária da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho-AP cargo professora. Membro do Sindicado dos Servidores Públicos em Educação Amapá/SINSEPEAP. Mestranda em Planejamento em Políticas Públicas/UECE.

Marlene de Souza da Cunha, Secretaria do Estado da Educação do Amapá

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amapá – Unifap – Brasil, 2005. Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas – UECE – CE. Professora do Ensino Fundamental da Secretaria do Estado da Educação – SEED - Amapá.

Maria Rosete Ferreira do Amaral, Secretaria do Estado da Educação do Amapá

Graduada em Pedagogia pela UFPA -1990 -Brasil. Especialista em Educação Professora Integrada a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos-IFAP, Brasil, 2014. Mestranda na UECE-CE Brasil 2020-  em PPPP. Atua como Professora do Ensino Básico, na modalidade da Educação Profissional.

Citas

DESLANDES, S. F. Pesquisa social. Teoria, Métodos e criatividade/Suely Ferreira Delandes; Otavio Cruz Neto; Romeu Gomes; Maria Cecilia de Souza Minayo (organizadora).

FERREIRA. Janilce Negreiros Ferreira. O Ensino Médio nas Escolas de Tempo Integral. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. UFAM/2012.

JACOMETT, Márcio. Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissional. Educar, Curitiba, n.32, p.233-250, 2008. UFPR/2008.

LDB: Lei Nº9394/96, de 20 de dezembro de 1996- Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ Lei atualizada – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. (impresso)

LÜDKE, M.; André, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. (Temas básicos de educação e ensino). São Paulo: EPU, 1986.

MESSA, E. C. P. et al. Escola de Tempo Integral versus Formação Humana Integral: Experiências de uma escola do Município de Campinas, São Paulo. Dossiê Cad, CEDES, Campinas, v.39, n.108, p.193-208, maio-ago.,2019. RMC/2019.

PNE. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014- Plano Nacional de Educação. Brasília: Sistema Nacional de Educação, Legislação Educacional Brasileira. Coordenação de Edições Técnicas, 2014. (impresso)

RODRIGUES J. Ainda a educação politécnica: O novo decreto da educação profissional e a permanência da dualidade estrutural. Trabalho Educação e Saúde, v,3 n.2, p.259-282, 2005/ ESSAY/2005.

LIMA, E.R.S; SILVA, F. N.; SILVA, L.L.S. Trajetória do ensino médio e da educação profissional no Brasil. Holos, Ano 33, Vol.03. UFRN/IFRN/2017.

SILVA, M. R. da; PELISSARI, L. B.; STEIMBACH, A. A. Juventude, escola e trabalho. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 39, n.2, p.403-417, abr./jun.2013. UFPR/2013.

SOSTISSO, I. A educação integral em tempo integral: as interfaces e os desafios / Inês Sostisso. – Ijuí, 2019.

MELO, T. G.S.; MOURA, D. H. PNE (2001‐2010), PNE (2014-2024): orientações para a Educação Profissional no Brasil. Holos, n. 33, v. 03, 2017.

THERRIEN-NÓBREGA, S. M.; THERRIEN, J. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, I. M. S.; NUNES, J. B. C.; NÓBREGA-TERRIEN, S. M. (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: UECE, 2010.p. 33-51.

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

TAVARES, C. M. M.; CUNHA, M. de S. da .; AMARAL, M. R. F. do . Educação em Tempo Integral na perspectiva Profissional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316190, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6190. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6190. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável