Edição virtual da III Semana da Africanidade: possibilidades e desafios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5586

Palabras clave:

Africanidade, Diversidade étnica, Semana da africanidade, Ensino remoto

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir aspectos do planejamento da prática pedagógica “Semana da Africanidade: a cor mãe de todas as cores” que ocorreu em outubro de 2020, de maneira virtual, em uma escola municipal da periferia de Fortaleza-CE.  Apesar dos autores terem conhecimento de que a temática afro-brasileira deve ser abordada durante todo o ano letivo de forma transversal, em virtude da situação de pandemia de Covid-19 e de isolamento social, as atividades relativas a essa temática foram concentradas em um único mês em formato de evento. O evento ocorreu no formato virtual, por meio de Conferências pelo aplicativo Google Meet. Concluiu-se que mesmo na situação de ensino remoto, foi possível fomentar reflexões importantes sobre a temática, com a participação de gestores e professores de diferentes áreas, fortalecendo a perspectiva transdisciplinar da temática.

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Biografía del autor/a

Paulo Ferreira dos Santos Filho, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Graduado em Geografia (UFC). Professor efetivo de Geografia da Prefeitura de Fortaleza-CE.

Raquel Sales Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação (UFC). Professora efetiva de Ciências da Prefeitura de Fortaleza-CE e de Biologia da Rede Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), vinculado à UFC.

Citas

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

SANTOS FILHO, P. F. dos; MIRANDA, R. S. Edição virtual da III Semana da Africanidade: possibilidades e desafios. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 335586, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5586. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5586. Acesso em: 22 jul. 2024.