Psicomotricidade na Educação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5566Palabras clave:
Desenvolvimento, Motor, Psicomotricidade, EducaçãoResumen
Quando se fala em crianças, observa-se a importância do brincar para o desenvolvimento corporal. Pelas atividades escolares se é capaz de melhorar a aptidão física das crianças e seu desenvolvimento psicomotor por meio de estímulos como jogos lúdicos e brincadeiras, estimulando a motricidade e o desenvolvimento cognitivo da criança. Diante disso, este estudo possui como objetivo geral analisar a psicomotricidade aplicada à educação. Para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica baseada na literatura atinente a temática objeto de estudo. É importante que a psicomotricidade seja aplicada desde a educação infantil, momento de novas aprendizagens e descobertas que serão levadas por toda a vida. Neste contexto de ensino-aprendizagem o professor exerce importante papel no auxílio do desenvolvimento da criança. A psicomotricidade quando trabalhada de forma correta é capaz de contribuir de forma significativa na vida escolar da criança, sendo capaz de minimizar dificuldades e proporcionando aprendizagem a criança.
Descargas
Citas
FONSECA, V. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FONTANA, C. M. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. 78 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
FORTES, P. P. Psicomotricidade. Revista Atividade Física, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.1, p.26-41, nov. 2010.
GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora, 2002.
GALLAHUE, D. L; OZMUN C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2 ed. São Paulo: Phorte Editora, 2005.
JOSÉ, E. A.; COELHO, M. T. Problemas de Aprendizagem. 12 ed. São Paulo: Ática, 2002.
LE BOULCH, J. A Educação pelo Movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
LUSSAC, R. M. P. Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional. Rev. Dig. Buenos Aires. Ano 10, n° 126, 2008. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd126/psicomotricidade-historia-e-intervencao-profissional.htm. Acesso em: jan. 2021.
NEGRINE, A. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil: psicomotricidade e alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995.
OLIVEIRA, A. F. S; SOUZA, J. A importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem infantil. Rev. Fiar: Núcleo de Pesquisa e Extensão, Ariquemes, v. 2 n. 1, p. 125-146, 2013.
ROSA, Neto. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed, 1996.
ROSSI, F. S. Considerações sobre a Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas, MG, nº 01, ano I, 05/2012. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-i/. Acesso em: jan. 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Karin Débora Rodrigues
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.