Uma reflexão sobre educação: currículo
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5491Palabras clave:
Currículo, Educação, Reforma curricular, Análise curricularResumen
Este trabalho se propõe a realizar uma reflexão sobre a abordagem do currículo escolar, pensando nos variados debates na esfera educacional no Brasil. Muitas vezes, os alunos são oriundos de vários contextos sociais, e se tratando de educação, o currículo não se abre para discussões como: combate a violência, intolerância étnico-racial, gênero e de orientação sexual; sem contar quando as escolas não têm autonomia para lidarem com esses diferentes enquadramentos sociais. A qualidade da educação em qualquer país está relacionada à existência de instituições, que têm como pilares básicos o que ensinar (cursos), quem ensinar (professores), onde e como ensinar (organização e gestão escolar), avaliação e motivação. Na atualidade, observo que existe uma preocupante “onda de reforma da educação curricular”, que deve ser levada a sério e tratada com cautela, pois, a reforma da educação pode ser iniciada a qualquer momento, mas sua eficácia dependerá do funcionamento de todos os pilares da educação básica, mencionados acima.
Descargas
Citas
ARROYO, M. Fracasso-Sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICS, A. E Moll, J. (orgs.) Para Além do Fracasso Escolar. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000.
BARROS, E. N.; FONTENELE, F. E.; NUNES, M. C. P. Currículo: Ferramenta que contribui para o fracasso escolar? Revista Fiped, v. 1, 2012.
BITTENCOURT, Circe. Livros e materiais didáticos de História. In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BONATO, E. M. Formação Docente e as Influências das Reformas Educacionais na Educação Brasileira. II Simpósio Nacional de Educação, Infância, Sociedade e Educação, Cascavel: 2010.
CANDAU, Maria Vera. Superação do fracasso escolar, políticas públicas e classes de aceleração. In: MIZUKAMI, Mª das Graças N.; REALI, Aline Mª de M. R. A aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. 2ª reimpressão. São Carlos-SP: Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2010.
CANETTIERI, M. K.; PARANAHYBA, J. de C. B.; SANTOS, S. V. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, v. 6, n. 2, p. e4406, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4406. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406. Acesso em: 14 jun. 2021.
CASTANHO, Maria Eugênia de Lima e Montes. Os objetivos da educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a didática. 10 ed. Campinas (SP): Papirus, 1995.
COSTA, José Carlos Oliveira. O Currículo e a Flexibilidade de Caminhos Formativos. Revista Pátio: Ensino Médio, Profissional e Tecnológico. Porto Alegre, n°.13, 2012.
FLEURI, Reinaldo Matias. Reformas Curriculares: Como desconstruir a subalternidade? GT 13, ANPEd, Educação Fundamental, em 18 de outubro de 2010, Revista Teias 2015.
FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 16ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.35, 2007, p.241-252.
GODSON, Ivor. Currículo: a invenção de uma tradição. In: Currículo: Teoria e História. Petrópolis, Vozes, 1995.
LEONE, Naiara Mendonça. A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores em seus anos iniciais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
MOREIRA, Antônio Flávio & SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, cultura e Sociedade (orgs.). 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 1995.
MONTEIRO, Ana Maria; GABRIEL, Carmen Teresa. Currículo de história e narrativa: desafios epistemológicos e apostas políticas. In: MONTEIRO, Ana Maria, GABRIEL, Carmen, ARAUJO, Cinthia e COSTA, Warley da (Orgs.). Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ, 2014.
NETO, José Alves de Freitas. Transversalidade. In: KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo, Contexto, 2010.
OLIVEIRA, R. S e SALES, M. A. O. A Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica: Provocações e Dilemas. Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, XII, Anais de Curitiba: 2015.
PATTO, M. H. S. A Produção do Fracasso Escolar. 4.ed. São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 1996.
PENNA, Fernando. Programa Escola Sem Partido: Uma ameaça à educação emancipadora. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MONTEIRO, Ana Maria e MARTINS, Marcos Leonardo Bonfim. (org.) Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
PIAIA, K., SCALABRIN, I. S. Um olhar sobre as políticas educacionais brasileiras: desafios e possibilidades. X Congresso Nacional de Educação - Educere - PUC-PR, 2011.
SACRISTÁN, Jose Gimeno. Escolarização e Cultura: A Dupla Determinação. In: SILVA, Luiz Heron. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA. Teorias do currículo: o que é isso?. In: Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autentica, 2007.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Histórias do Ensino de História In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2010.
SOUZA, M. G. Educação e diversidade cultural: uma análise da proposta da Escola Plural do Município de Belo Horizonte, MG. Rio de Janeiro, 2000. Dissertação (Mestrado), Departamento de Educação, PUC-RIO.
SOARES, Sandra Regina. & CUNHA, Maria Isabel. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Gabriella da Silva Mendes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.