Vamos brincar de circo

corpo “em arte” na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4656

Palabras clave:

Crianças, Atividades Circenses, Pedagogia, Artes

Resumen

O circo é uma manifestação artístico-cultural que pode abranger diferentes âmbitos sociais como o artístico, terapêutico, social, lazer, educativo e condicionamento físico, além disso vem atraindo a atenção de profissionais de diferentes áreas, incluindo pedagogos em geral. Diante dessa conjuntura, o ensino do circo tem acontecido em distintos contextos sociais, dentre eles o da educação infantil, com a participação de um público cada vez maior e diverso. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino do circo em escolas de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo que incluiu a observação direta com registro das aulas/atividades em Diário de Campo, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) responsáveis e coordenadores(as) das escolas. Os dados obtidos foram interpretadas de modo qualitativo, com base na Análise Categorial Temática. Notamos a presença de jogos e brincadeiras lúdicas, contação de histórias e apresentações artísticas em todas as escolas participantes, importantes estratégias que nos mostram especificidades com a abordagem, materiais, espaços e conteúdos circenses para esta faixa etária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ellen Yukari Maruyama Tengan, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em Educação Física na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Integrante do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS - FEF / UNICAMP). Bolsista CNPq/PIBIC. Realiza pesquisa com os temas lazer, circo e Educação Infantil.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Professor Livre Docente do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS-FEF/UNICAMP) e membro da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Realiza pesquisas nos temas pedagogia e segurança nas atividades circenses, cultura de treinamento da Ginástica Artística, formação em Ginástica para Todos, tecnologia elásticas e formação de acrobatas

Citas

ALONSO, Virgínia; BARLOCCO, Adriana. Encastres: propuestas para una escuela en juego: circo. Material didáctico para las escuelas del país bajo la Coordinación Técnica del Consejo de Educación Inicial y Primaria (CEIP) y el Ministerio de Desarrollo Social (MIDES), 2014. Disponível em: https://www.circonteudo.com/livraria/encastres-propuestas-para-una-escuela-en-juego-circo-uruguai/. Acesso em: 13 abr. 2021.

AYOUB, Eliana Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, n.supl.4, p. 53-60, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139594/134898 . Acesso em: 10 abr. 2021

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edições, v. 70, 2011.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, v. 2, n.2, p. 43-55, 2011. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1256/651 . Acesso em: 10 abr. 2021.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PINHEIRO, Pedro Henrique Godoy Gandia; PRODÓCIMO, Elaine. Jogando com o circo. Editora Fontoura, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm . Acesso em: 10 abr. 2021.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do ato das Disposições Constitucionais Transitórias [...]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm . Acesso em: 30 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 10 abr. 2021.

CORSI, Laís Marconato; MARCO, Ademir de; ONTAÑÓN, Teresa. Educação física na educação infantil: proposta interdisciplinar de atividades circenses. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/51387 . Acesso em: 10 abr. 2021.

DE MARCO, Ademir. Espaço pedagógico interdisciplinar para estimulação integral de crianças na educação infantil. In: SOUZA, E. R. et al. (Org.). Educação Física, lazer e saúde: interfaces ao desenvolvimento humano. Florianópolis: Editora da UDESC, 2015.

DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 28, n. 2, 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63/71 . Acesso em: 10 abr. 2021.

DUPRAT, Rodrigo Mallet.; ONTAÑÓN, Teresa Barragán; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Atividades Circenses. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; DE OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. (Org.). Ginástica, dança e atividades circenses. Maringá: Editora Da Universidade Estadual De Maringá, Vol. 3, 2014. p.119-157.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LOPES, Daniel de Carvalho; PARMA, Márcio. Construção de malabares passo a passo. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATEUS, Ana do Nascimento Biluca e colaboradores. A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. Pedagogia em Ação, v. 5, n. 1, 2013. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/8477 . Acesso em: 10 abr. 2021

ONTAÑON, Teresa; DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho Educação física e as atividades circenses: “O estado da arte”. Movimento, v. 18, n. 2, pp. 149-168, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/22960/19068 . Acesso em: 10 abr. 2021.

SANTOS RODRIGUES, Gilson. Pedagogia das atividades circenses na Educação Física escolar: experiências da arte em escolas brasileiras de Ensino Fundamental. 2018. 395 f.Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

SIMON, Heloisa dos Santos.; KUNZ, Elenor. O brincar como diálogo/pergunta e não como resposta à prática pedagógica. Movimento, v. 20, n. 1, p. 375-394, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/39749/28357 . Acesso em: 10 abr. 2021.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed Editora, 2009.

TUCUNDUVA, Bruno Bartf Pinto; BORTOLETO, Marco Antonio Bortoleto. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 25, p. 25055, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/88131/54584 . Acesso em: 10 abr. 2021.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, pp. 203-220, 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977/6250. Acesso em: 10 abr. 2021.

Publicado

2021-04-29

Cómo citar

TENGAN, E. Y. M.; BORTOLETO, M. A. C. Vamos brincar de circo: corpo “em arte” na Educação Infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324656, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4656. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4656. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável