Vamos brincar de circo

corpo “em arte” na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4656

Palabras clave:

Crianças, Atividades Circenses, Pedagogia, Artes

Resumen

O circo é uma manifestação artístico-cultural que pode abranger diferentes âmbitos sociais como o artístico, terapêutico, social, lazer, educativo e condicionamento físico, além disso vem atraindo a atenção de profissionais de diferentes áreas, incluindo pedagogos em geral. Diante dessa conjuntura, o ensino do circo tem acontecido em distintos contextos sociais, dentre eles o da educação infantil, com a participação de um público cada vez maior e diverso. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino do circo em escolas de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo que incluiu a observação direta com registro das aulas/atividades em Diário de Campo, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) responsáveis e coordenadores(as) das escolas. Os dados obtidos foram interpretadas de modo qualitativo, com base na Análise Categorial Temática. Notamos a presença de jogos e brincadeiras lúdicas, contação de histórias e apresentações artísticas em todas as escolas participantes, importantes estratégias que nos mostram especificidades com a abordagem, materiais, espaços e conteúdos circenses para esta faixa etária.

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Biografía del autor/a

Ellen Yukari Maruyama Tengan, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em Educação Física na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Integrante do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS - FEF / UNICAMP). Bolsista CNPq/PIBIC. Realiza pesquisa com os temas lazer, circo e Educação Infantil.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Professor Livre Docente do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS-FEF/UNICAMP) e membro da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Realiza pesquisas nos temas pedagogia e segurança nas atividades circenses, cultura de treinamento da Ginástica Artística, formação em Ginástica para Todos, tecnologia elásticas e formação de acrobatas

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Publicado

2021-04-29

Cómo citar

TENGAN, E. Y. M.; BORTOLETO, M. A. C. Vamos brincar de circo: corpo “em arte” na Educação Infantil. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324656, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4656. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4656. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável