Liberdade para brincar e se-movimentar na educação infantil
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4594Palabras clave:
Crianças, Brincar e se movimentar, Educação Física, Educação InfantilResumen
O texto reporta as experiências do Projeto de Extensão “Brinquedoteca: a liberdade de brincar e se movimentar na Educação Infantil”, que realiza ações na EMEI “Dr. José Calumby Filho”, Aracaju/SE. A equipe executora é composta por estudantes e professores da Licenciatura em Educação Física que atuam como sujeitos brincantes com 30 crianças entre 4 e 5 anos de idade, observando os fenômenos relativos ao brincar, exercitando a escuta, registrando as falas, expressões de sentimentos, ideias e realizações das crianças. Interagimos a partir dos apelos das crianças para brincar, promovendo tempos e espaços que fomentam a criatividade e imaginação das crianças que estabelecem diálogos intensos, singulares e originais com o mundo da vida, representando-o e ressignificando-o dramaticamente através do faz-de-conta. As ações são fundamentadas na Teoria do Movimento Humano (KUNZ, 1991), interessada no ser-criança que “brinca e se-movimenta” e sua imprescindível necessidade vital para o auto-desenvolvimento.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
CUNHA, António Camilo; OLIVEIRA, Evandro Salvador; KUHN, Roselaine. Experimento e experiência entre saberes e práticas: uma didática originária na educação física (infantil). In: PURIFICAÇÃO, M. M. et al. (Orgs.) Form(ação) docente: um olhar interdisciplinar e as práticas que gravitam pelo currículo. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 98-105.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GOPNIK, Alison. O bebé filósofo: o que as mentes das crianças nos dizem sobre a verdade, o amor e o sentido da vida. Lisboa: Temas e debates; Círculo de Leitores, 2010.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
KUHN, Roselaine. Da crisálida à borboleta: a liberdade de brincar e se movimentar no mundo da vida da criança. Revista Corpoconsciência, v. 20, n. 1, p. 94-108, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4150. Acesso em: set. 2020.
KUHN, Roselaine; COSTA, Andrize Ramires; CUNHA, António Camilo. Sem tempo para brincar: as crianças, os adultos e a tirania dos relógios. Revista Kinesis, v. 33, n. 1, p.1-16, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/viewFile/18230/10798. Acesso em: ago. 2020.
KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. A imprescindível e vital necessidade da criança: “Brincar e Se-Movimentar”. In: KUNZ, Elenor. (Org.) Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. p. 13-37.
KUNZ, Elenor. Se-Movimentar. In: FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando José. (Orgs.) Dicionário crítico de Educação Física. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2008. p. 383-386.
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuí: Editora Unijuí, 1991.
LANZ, Rudolf. A Pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 2013.
OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianças: abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. 4ª Ed. São Paulo: Summus, 1980.
TREBELS, Adreas H. Playdoyer para um diálogo entre Teorias do Movimento Humano e Teorias do Movimento no Esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Santa Maria, n. 13, p.338-344, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Roselaine Kuhn, José Américo dos Santos Meneses, Lalayne Yasmim Santos, Letícia Agripina Santos, Luana Tavares, Lucas Carvalho de Jesus (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.