Sobre métricas e indexação
algumas aproximações da Revista Práxis Educacional no Google Acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4418Palabras clave:
Revista Práxis Educacional, Índice de Citação, Index-i10, Google AcadêmicoResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar a atual composição dos índices H e i10 da Revista Práxis Educacional em seu perfil no Google Acadêmico, bem como também algumas análises resultantes da triangulação de dados advindos dos artigos atribuídos com índice-i10, no período analisado entre 2015 a 2019. Para tanto fora realizado um estudo de caso, utilizando-se uma análise quantitativa a partir dos dados extraídos do perfil da revista, om base em pesquisa das métricas e do estudo comparativo da bibliografia examinada. Os resultados encontrados apontam avanços quanto o incremento desses índices, bem como permitem a implementação de melhores estratégias quanto o acompanhamento e a evolução dos artigos publicados na revista.
Descargas
Citas
ARGENTI PEREZ, M. C. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 11-25, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/684. Acesso em: 20 nov. 2020.
BANKS, Marcus A. The excitement of Google Scholar, the worry of Google Print. Biomedical Digital Libraries, Reino Unido, v. 2, n. 2, p. 1-3, mar./2005. Disponível em: https://bio-diglib.biomedcentral.com/articles/10.1186/1742-5581-2-2. Acesso em: 7 nov. 2020.
DUARTE, A. W. B.; OLIVEIRA, D. A. Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e Pernambuco. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 10, n. 17, p. 67-97, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/780. Acesso em: 20 nov. 2020.
BASTOS, F. S. A contribuição da universidade para a formação do sujeito moral. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 173-190, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/582. Acesso em: 20 nov. 2020.
CARNEIRO, R. U. C. Educação inclusiva na educação infantil. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 81-95, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/688. Acesso em: 20 nov. 2020.
CARVALHO, M. J. A liderança na organização escolar: o diretor. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 13, p. 193-209, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/717. Acesso em: 20 nov. 2020.
DHAMMI, Ish Kumar; HAQ, Rehan Ul. What is indexing. Indian Journal of Orthopaedics, India, v. 50, n. 2, p. 115-116, mar./2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4800951/#. Acesso em: 1 nov. 2020.
EYSENBACH, Gunther; DIEPGEN, Thomas L. Towards quality management of medical information on the internet: evaluation, labelling, and filtering of information. British Medical Journal, Reino Unido, v. 317, n. 7171, p. 1496-1500, nov./1998. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1114339/. Acesso em: 9 nov. 2020.
FONT, V.; BREDA, A. Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 17-34, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818. Acesso em: 20 nov. 2020.
FRANCO, M. A. R. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior?. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 147-166, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/750. Acesso em: 20 nov. 2020.
FRANCO, M. A. R. S.; GILBERTO, I. J. L. O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 125-145, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637. Acesso em: 20 nov. 2020.
GARFIELD, Eugene. Citation indexing for studying science. Nature, Reino Unido, v. 227, n. 5259, p. 669-671, ago./1970. Disponível em: https://www.nature.com/articles/227669a0#citeas. Acesso em: 08 nov. 2020.
GARFIELD, Eugene. Citation indexes for science. A new dimension in documentation through association of ideas.. International Journal of Epidemiology, Wentworthville, v. 35, n. 5, p. 1123-1127, set./2006. Disponível em: https://academic.oup.com/ije/article/35/5/1123/762383. Acesso em: 13 nov. 2020.
GARFIELD, Eugene. The History and Meaning of the Journal Impact Factor. JAMA, Estados Unidos, v. 295, n. 1, p. 90-93, jan./2006. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/202114. Acesso em: 13 nov. 2020.
GARFIELD, Eugene. The evolution of the Science Citation Index. International Microbiology, Espanha, v. 10, n. 1, p. 65-69, set./2007. Disponível em: http://garfield.library.upenn.edu/papers/barcelona2007a.pdf. Acesso em: 6 nov. 2020.
GOOGLE SCHOLAR. Google Scholar Metrics. Disponível em: https://scholar.google.com/intl/en/scholar/metrics.html. Acesso em: 9 nov. 2020.
GOOGLE SCHOLAR. Inclusion Guidelines for Webmasters. Disponível em: https://scholar.google.com/intl/en/scholar/inclusion.html. Acesso em: 9 nov. 2020.
HARZING, Anne-wil K.; WAL, R. V. D. Google Scholar as a new source for citation analysis. Ethics in Science and Environmental Politics, Alemanha, v. 8, n. 1, p. 61-73, jan./2008. Disponível em: https://www.int-res.com/abstracts/esep/v8/n1/p61-73/. Acesso em: 10 nov. 2020.
HIRSCH, J. E.. An index to quantify an individual's scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences, Estados Unidos, v. 102, n. 46, p. 16569-16572, nov./2005. Disponível em: https://www.pnas.org/content/102/46/16569. Acesso em: 9 nov. 2020.
ILHA, F. R. S.; HYPOLITO, Álvaro M. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 10, n. 17, p. 99-114, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781. Acesso em: 20 nov. 2020.
MATOS, S. N.; MENDES, E. G. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 10, n. 16, p. 35-59, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762. Acesso em: 20 nov. 2020.
MIDLEJ, M. M. B. C.; FIALHO, N. H. Universidade e região. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 171-189, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/487. Acesso em: 20 nov. 2020.
MINGERS, John; LIPITAKIS, Evangelia A.. Counting the citations: a comparison of Web of Science and Google Scholar in the field of business and management. Scientometrics, Alemanha, v. 85, n. 2, p. 613-625, nov./2010. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.5555/1872892.1872906. Acesso em: 11 nov. 2020.
MOURA, T. M. M. Formação de educadores de jovens e adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 45-72, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/601. Acesso em: 20 nov. 2020.
NORUZI, Alireza. Google Scholar: The New Generation of Citation Indexes. Libri, Irã, v. 55, n. 4, p. 170-180, dez./2007. Disponível em: https://www.degruyter.com/view/journals/libr/55/4/article-p170.xml. Acesso em: 8 nov. 2020.
NUNES, C. P. As ciências da educação e a prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes do curso de pedagogia. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 157-159, 2011. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/657. Acesso em: 20 nov. 2020.
PEREZ, M. I. L. Competência: uma noção plástica, polissêmica e polimorfa. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 57-65, 2005. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/480. Acesso em: 20 nov. 2020.
SAMPAIO, M. N. Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 13-27, 2009. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/600. Acesso em: 20 nov. 2020.
SECKEL, M. J.; FONT, V. Competencia de reflexión en la formación inicial de profesores de matemática en Chile. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 55-75, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/834. Acesso em: 20 nov. 2020.
SILVA, C. V. M.; FRANCISCHINI, R. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no brasil. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 257-276, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/699. Acesso em: 20 nov. 2020.
TRUEX, Duane; CUELLAR, Michael; TAKEDA, Hirotoshi. Assessing Scholarly Influence: Using the Hirsch Indices to Reframe the Discourse. Journal of the Association for Information Systems, Estados Unidos, v. 10, n. 7, p. 560-594, jul./2009. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/jais/vol10/iss7/1. Acesso em: 11 nov. 2020.
VALENTE, G. S. C.; VIANA, L. de O. O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 209-226, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641. Acesso em: 20 nov. 2020.
VERCEZE, R. M. A. N.; SILVINO, E. F. M. O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-mirim. Revista Práxis Educacional, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 83-102, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562. Acesso em: 20 nov. 2020.
WIKIPEDIA. Journal ranking. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Journal_ranking#Measures. Acesso em: 9 nov. 2020.
WIKIPEDIA. Scientometrics. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Scientometrics. Acesso em: 3 nov. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Marcelo Nolasco Barreto, Cláudio Pinto Nunes (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.