Saberes da docência
leitura crítica, emancipação humana e profissional
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4290Palabras clave:
Saberes da docência, Ensino, Ato de ler, Formação ProfissionalResumen
O presente artigo compreende a obra “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam” de Paulo Freire (2011) analisando os construtos teóricos do autor e suas principais contribuições para formação de professores, evidenciando os saberes necessários à docência e os desafios do trabalho docente. Esse estudo desenvolve-se com base nas orientações da pesquisa bibliográfica, com técnicas de leituras sistematizadas. Como resultados preliminares tem-se a compreensão de que o docente necessita, alicerçar-se em três pilares da formação: o ensino, pesquisa e extensão, que envolvem o avaliar, intervir e fundamenta-se nos saberes epistemológicos da docência. A prática de ensino configura-se em sua complexidade, muito distante da premissa de ensinar, enquanto “dom” ou com bases na asserção contemporânea do “notório saber da docência”. Freire (2011) contribui substancialmente no entendimento dos saberes da docência, à medida que enxerga a importância da leitura crítica como instrumento de emancipação humana e profissional.
Descargas
Citas
FREIRE, Paulo. Importância do ato de ler: três artigos que se completam. Ed. 51ª. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean François. Por umaTeoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Unijuí, 2006.
GENTILI, Pablo; ALENCAR, Francisco. Educar para a esperança em tempo de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2001
LANDERO, R. Proposta didática para a promoção da escrita criativa em sala de aula do Ensino Fundamental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314048, 13 out. 2020.
LANGHI, Rodolfo, NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Rev. Bras. Ensino Fís. 2009.
LIMA, T. C. S; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do
conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál. Florianópolis. v.10 n. esp. p. 37 – 45 2007.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. 9. ed. 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Vozes, Petrópolis: 2002.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Leticia Oliveira de Souza, Katyanna de Brito Anselmo (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.