O legado de uma educadora rural cearense do século XX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3711

Palabras clave:

Biografia, Educadora Rural, Educadora Leiga

Resumen

Esse trabalho volta-se para a biografia e para a análise da importância laboral de Maria Nazaré Saraiva Rabelo, uma educadora rural do distrito de Juazeiro de Baixo, em Morada Nova, no Ceará, que viveu entre 1912 e 1998 e se dedicou por trinta e nove anos à educação de crianças e jovens do seu entorno. Utilizamos os recursos de abordagem da História Oral e entrevistamos dez sujeitos, todos ex-alunos seus. Com base em investigadores consagrados da área como Araújo (2002), Bueno et al. (2006), Calazans (1993) e Torres e Simões (2018), analisamos seu perfil e concluímos que ainda que a historiografia não contemple suficientemente as biografias de educadoras rurais do século passado, o estudo mais apurado de algumas delas é mister, a fim de que conheçamos quem foram as grandes educadoras leigas anônimas que levaram conhecimento e acolhimento aos rincões mais inóspitos do país em uma época idem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yls Rabelo Câmara, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC

Yls Rabelo Câmara, hispano-brasileira, é Pós-Doutora em Educação (UECE), Doutora e Mestra em Filología Inglesa (Universidad de Santiago de Compostela), Especialista em Ensino de Espanhol / LE (Ateneu), Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras – Inglês (UECE) e Licencianda em Letras Espanhol, Pedagogia e História (Estácio). É professora de inglês da FECLESC/UECE e dedica-se à investigação dos costumes, literaturas, mitologias e folclores dos povos de fala portuguesa, inglesa e espanhola.

Citas

ANTONIO, C. A.; LUCINI, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Educação do Campo – Cadernos do Cedes, Centro de Estudos Educação Sociedade, v. 27, n. 72, p. 177-195, São Paulo, 2007.

ARAÚJO, F. M. L. Educação Rural e Formação de Professores no Brasil:

gênese de uma experiência pioneira. Cadernos de História da Educação, v. 10, n. 2, p. 237-255, jul./dez., 2011.

ARAÚJO, F. M. L.; SILVA, M. G. F. Professora Leiga no Estado da Paraíba: ditos e não ditos. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação. “História e Memória da Educação Brasileira”, 8 f., 2002.

BUENO, B. O.; SOUSA, C. P. de; CATANI, D. B. et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 385-410, São Paulo, maio/ago., 2006.

CALAZANS, M. J. Para compreender a educação do Estado no meio rural – traços de uma trajetória. In: THERRIEN, J.; DAMASCENO, M. N. (Coords.). Educação e escola no campo, p. 172-184, Campinas: Papirus, 1993.

DA COSTA, L. R. F. O Desenhar de uma Educação Interiorana: uma análise do processo educativo e do cotidiano escolar na cidade de Bananeiras-PB no início do século XX. TCC. Curso de Especialização da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba. 44 f., 2014.

FERREIRA, M. M.; AMADO, J. Usos & Abusos da história oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

MEHHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

SOARES, J (org.). A Formação do professor leigo: operação de guerra, 2 ed. Sobral: Ed. UVA, 1999.

TORRES, M. R.; SIMÕES, W. Educação no Campo: por uma superação da Educação Rural no Brasil. UFPR Litoral, p. 1-15, 2018.

Publicado

2020-05-01

Cómo citar

CÂMARA, Y. R. O legado de uma educadora rural cearense do século XX. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3711. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3711. Acesso em: 23 nov. 2024.