O legado de uma educadora rural cearense do século XX
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3711Palavras-chave:
Biografia, Educadora Rural, Educadora LeigaResumo
Esse trabalho volta-se para a biografia e para a análise da importância laboral de Maria Nazaré Saraiva Rabelo, uma educadora rural do distrito de Juazeiro de Baixo, em Morada Nova, no Ceará, que viveu entre 1912 e 1998 e se dedicou por trinta e nove anos à educação de crianças e jovens do seu entorno. Utilizamos os recursos de abordagem da História Oral e entrevistamos dez sujeitos, todos ex-alunos seus. Com base em investigadores consagrados da área como Araújo (2002), Bueno et al. (2006), Calazans (1993) e Torres e Simões (2018), analisamos seu perfil e concluímos que ainda que a historiografia não contemple suficientemente as biografias de educadoras rurais do século passado, o estudo mais apurado de algumas delas é mister, a fim de que conheçamos quem foram as grandes educadoras leigas anônimas que levaram conhecimento e acolhimento aos rincões mais inóspitos do país em uma época idem.
Downloads
Referências
ANTONIO, C. A.; LUCINI, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Educação do Campo – Cadernos do Cedes, Centro de Estudos Educação Sociedade, v. 27, n. 72, p. 177-195, São Paulo, 2007.
ARAÚJO, F. M. L. Educação Rural e Formação de Professores no Brasil:
gênese de uma experiência pioneira. Cadernos de História da Educação, v. 10, n. 2, p. 237-255, jul./dez., 2011.
ARAÚJO, F. M. L.; SILVA, M. G. F. Professora Leiga no Estado da Paraíba: ditos e não ditos. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação. “História e Memória da Educação Brasileira”, 8 f., 2002.
BUENO, B. O.; SOUSA, C. P. de; CATANI, D. B. et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 385-410, São Paulo, maio/ago., 2006.
CALAZANS, M. J. Para compreender a educação do Estado no meio rural – traços de uma trajetória. In: THERRIEN, J.; DAMASCENO, M. N. (Coords.). Educação e escola no campo, p. 172-184, Campinas: Papirus, 1993.
DA COSTA, L. R. F. O Desenhar de uma Educação Interiorana: uma análise do processo educativo e do cotidiano escolar na cidade de Bananeiras-PB no início do século XX. TCC. Curso de Especialização da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba. 44 f., 2014.
FERREIRA, M. M.; AMADO, J. Usos & Abusos da história oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
MEHHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
SOARES, J (org.). A Formação do professor leigo: operação de guerra, 2 ed. Sobral: Ed. UVA, 1999.
TORRES, M. R.; SIMÕES, W. Educação no Campo: por uma superação da Educação Rural no Brasil. UFPR Litoral, p. 1-15, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Yls Rabelo Câmara (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.