Pedagogia Empresarial e os seus espaços de formação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3656Palabras clave:
Atuação do Pedagogo, Formação de Professores, Pedagogia EmpresarialResumen
Este estudo teve como objetivo refletir sobre a atuação formal e não formal do Pedagogo e as atribuições do Pedagogo Empresarial. Compreende-se que o pedagogo pode atuar em vários espaços além daquele historicamente destinado ao professor: a sala de aula. Para tal, o aporte metodológico da pesquisa deu-se a partir da abordagem qualitativa (GHEDIN; FRANCO, 2011), amparada em pesquisa bibliográfica e de campo, que teve como suporte uma entrevista (MINAYO, 2013), esta foi tomada como base para relacionar as experiências do Pedagogo nas empresas. Como subsídio teórico recorremos aos estudos de Libâneo (2010), Tardif (2012), Holtz (2006), Ribeiro (2010), Trevisan e Lameira (2003) e Setubal (2010). Conclui-se que o Pedagogo tem galgado notoriedade em outros espaços que vão além dos limites do ambiente escolar, e tem suscitado discussões salutares que poderão trazer retorno para a formação e para todos os cenários que este possa atuar.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006.
FAFIDAM. Universidade Estadual do Ceará. Faculdade de Filosofia D. Aureliano Matos. Projeto Político Pedagógico Volume 1. Limoeiro do Norte, Ceará. 2014.
DANTAS, Cássia Machado Ribeiro; SHMITZ, Heike. A Formação do Pedagogo com Vistas à sua Atuação em Ambientes Empresariais. Educação & Formação. Fortaleza, Ceará. v. 1, n – 1, p. 124-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95. Acesso em: 19 jul. 2019.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Auto-regulação da aprendizagem: atuação do pedagogo em espaços não-escolares. 2006. 343 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
GENÚ, Marta Soares. A Abordagem da Ação Crítica e a Epistemologia da Práxis Pedagógica. Educação & Formação. Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856/758. Acesso em: 19 mar. 2019.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. Cortez, 2011.
HOLTZ, Maria Luiza Marins. Lições de Pedagogia Empresarial. Sorocaba. MH Assessoria Empresarial S/C Ltda, 2006
LANDIM, Nathália Laurentius. Depoimento [13/06/2018]. Entrevistador: Hugo Leite De Oliveira. Fortaleza: 2018.
LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos Para Quê? 12 ed. São Paulo. Editora Cortez, 2010.
MARTINS, Cristiane Feitosa. SANT’ANA, Emanuela. Pedagogia Empresarial: O Papel do Pedagogo no Processo de Construção da Gestão com as Pessoas. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/pedagogia-empresarial-o-papael-do-pedagogo-processo-de-sant-ana. Acesso em 27 de jul. 2018.
MATOS, Daniel Abud Seabra. JARDILINO, José Rubens Lima. Os Conceitos de Concepção, Percepção, Representação e Crença no Campo Educacional: Similaridades, Diferenças e Implicações Para a Pesquisa. Educação & Formação. Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-31, set/dez, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94. Acesso em: 19 mar. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MORORÓ, Leila Pio. A Influência da Formação Continuada na Prática Docente. Educação & Formação. Fortaleza. v. 2, n. 4, p. 36-51, jan/abr, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105. Acesso em: 20 abr. 2019.
RIBEIRO, E. A. Pedagogia Empresarial: Atuação do pedagogo na empresa. 3ª edição. Rio de janeiro: Wak Editora, 2003.
SETUBAL, Juliana Pôrto. O Papel e Atuação do Pedagogo Empresarial nos Novos Modelos de Gestão. Monografia (Especialização em Pedagogia Empresarial) – Universidade Candido Mendes, Pós Graduação Latu Sensu. 2010
SILVA, Natasha Hermida Pereira Castro da. Pedagogia Empresarial: Uma Nova Perspectiva de Trabalho. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. 2009. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/NHPCS.2009.pdf. p.19. Acesso em: 27 de jul. 2018.
SOUSA, Elayna Maria Santos. MARQUES, Eliana de Sousa Alencar. O Processo de Constituir -Se Professor na Relação Objetividade - Subjetividade: Significações Acerca da Mediação Social na Escolha Pela Docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n.11, p. 82-96, maio/ago. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143 . Acesso em: 04 de jul. 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TREVISAN, N. V. LAMEIRA, L. J. C. R. Formação do educador para pedagogia nas empresas. 2003.
Entrevista
LANDIM, Nathália Laurentius. Entrevista. Fortaleza, 13 junho 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Márcia Cristiane Ferreira Mendes, Hugo Leite Oliveira (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.