Gestão e rotina escolar: uma abordagem conceitual sobre as estratégias para enfrentar os desafios educacionais
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16456Palabras clave:
Gestão Escolar, Rotina Escolar, Estratégias Educacionais, Educação BásicaResumen
Este artigo aborda elementos da rotina da gestão escolar, destacando as estratégias para superar os desafios e potencializar os resultados de aprendizagem. O objetivo é analisar as práticas cotidianas do gestor escolar que favorecem a melhoria do desempenho educacional. O estudo possui natureza qualitativa do tipo bibliográfica, estando diretamente relacionado aos processos de atuação da gestão escolar. A fundamentação teórica baseia-se em Dias e Perez (2023), Libâneo (2011), Lück (2009), Tardif (2014), Bogdan e Biklen (1994), Triviños (1987) e legislação nacional. O estudo evidenciou que a gestão escolar exerce papel estratégico na articulação de ações que impactam diretamente os resultados de aprendizagem e que são fundamentais para enfrentar os desafios do cotidiano escolar. Conclui-se, portanto, que a rotina do gestor deve ser entendida como processo intencional e articulador, capaz de promover qualidade, equidade e resultados educacionais consistentes.
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