Gestão e rotina escolar: uma abordagem conceitual sobre as estratégias para enfrentar os desafios educacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16456

Palabras clave:

Gestão Escolar, Rotina Escolar, Estratégias Educacionais, Educação Básica

Resumen

Este artigo aborda elementos da rotina da gestão escolar, destacando as estratégias para superar os desafios e potencializar os resultados de aprendizagem. O objetivo é analisar as práticas cotidianas do gestor escolar que favorecem a melhoria do desempenho educacional. O estudo possui natureza qualitativa do tipo bibliográfica, estando diretamente relacionado aos processos de atuação da gestão escolar. A fundamentação teórica baseia-se em Dias e Perez (2023), Libâneo (2011), Lück (2009), Tardif (2014), Bogdan e Biklen (1994), Triviños (1987) e legislação nacional. O estudo evidenciou que a gestão escolar exerce papel estratégico na articulação de ações que impactam diretamente os resultados de aprendizagem e que são fundamentais para enfrentar os desafios do cotidiano escolar. Conclui-se, portanto, que a rotina do gestor deve ser entendida como processo intencional e articulador, capaz de promover qualidade, equidade e resultados educacionais consistentes.

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Biografía del autor/a

Maristela Mesquita de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.  Assessora Técnico-Pedagógica da Rede Pública Municipal de Maranguape.

Saudo Ambrósio Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando na Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Licenciado em Ciências Biológicas pela UINILAB.

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Pró-Reitora de Planejamento. (Proplan) da UECE; Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Doutorado em Politicas Pública (PPGPP).  Pós-doutora em Educação; Dra. em Educação; Ms. em Filosofia; Grad. em Filosofia  e Pedagogia.

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Publicado

2025-12-16

Cómo citar

LIMA, M. M. de; GOMES, S. A.; ARAÚJO, H. de L. M. R. Gestão e rotina escolar: uma abordagem conceitual sobre as estratégias para enfrentar os desafios educacionais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e16456, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e16456. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16456. Acesso em: 17 dic. 2025.