Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará: conquistas, contradições e desafios
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13490Palavras-chave:
Formação docente, Criança, Linguagem, Emancipação humanaResumo
Este artigo revela os resultados de uma investigação realizada com profissionais da educação atuantes no Ciclo de Alfabetização das escolas públicas municipais, que tecem, em suas práticas pedagógicas diárias, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O objetivo geral foi averiguar os influxos (conquistas, contradições e desafios) do PAIC na qualidade social da formação docente e do ensino, nas etapas iniciais da Educação Básica no Sertão Central Cearense. Este estudo teve como base de análise as categorias teóricas formação docente, linguagem, criança e emancipação humana, com suporte na concepção de que o educador é um sujeito sócio-histórico. Como metodologia, recorremos a uma abordagem de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, fundamentada no materialismo histórico e dialético. Entre os resultados deste estudo, destaca-se a percepção de que o PAIC contribui significativamente para a superação do insistente fracasso escolar.
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