Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará: conquistas, contradições e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13490

Palavras-chave:

Formação docente, Criança, Linguagem, Emancipação humana

Resumo

Este artigo revela os resultados de uma investigação realizada com profissionais da educação atuantes no Ciclo de Alfabetização das escolas públicas municipais, que tecem, em suas práticas pedagógicas diárias, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O objetivo geral foi averiguar os influxos (conquistas, contradições e desafios) do PAIC na qualidade social da formação docente e do ensino, nas etapas iniciais da Educação Básica no Sertão Central Cearense. Este estudo teve como base de análise as categorias teóricas formação docente, linguagem, criança e emancipação humana, com suporte na concepção de que o educador é um sujeito sócio-histórico. Como metodologia, recorremos a uma abordagem de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, fundamentada no materialismo histórico e dialético. Entre os resultados deste estudo, destaca-se a percepção de que o PAIC contribui significativamente para a superação do insistente fracasso escolar.

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Biografia do Autor

Joana Adelaide Cabral Moreira, Universidade Federal do Ceará

Pós Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Educação Brasileira pela UFC. Mestre em Educação pela UFC. Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Pedagogia pela UECE/FECLESC. Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Saulo Roberio Rodrigues Maia, Universidade Federal do Ceará

Pós Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Possui doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (em rede UFC-UFPI-UFRN-UFPB-UFPE-UESC-UFS), mestrado em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará.

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professor livre docente da Universidade Federal   do   Ceará, Professor-pesquisador   do   Programa   de   pós-graduação   em   Educação   da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

MOREIRA, J. A. C.; MAIA, S. R. R.; RIBEIRO, L. T. F. Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará: conquistas, contradições e desafios. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13490, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13490. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13490. Acesso em: 2 abr. 2025.