Educação profissional: avanços da meta 11 na 9ª CREDE-Ceará
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16452Palabras clave:
Educação Profissional, Meta 11, Políticas Públicas, Equidade, Desigualdade RegionalResumen
Este artigo analisa os resultados da implementação da Meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) no território da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), no Ceará. Partindo do referencial teórico da dualidade estrutural que historicamente marcou a educação profissional brasileira, o estudo investiga se a expansão da oferta dessa modalidade se deu de forma equitativa. A metodologia consistiu na análise de dados do Censo Escolar para os seis municípios da regional. Os resultados apontam para uma acentuada desigualdade na distribuição territorial das Escolas Estaduais de Educação Profissional, com dois municípios sem qualquer oferta, o que constitui uma barreira geográfica ao acesso. Conclui-se que a política de descentralização, na ausência de diretrizes claras para a equidade, reproduziu desigualdades regionais, não superando os desafios históricos de democratização da educação profissional.
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