Educação profissional: avanços da meta 11 na 9ª CREDE-Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16452

Palavras-chave:

Educação Profissional, Meta 11, Políticas Públicas, Equidade, Desigualdade Regional

Resumo

Este artigo analisa os resultados da implementação da Meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) no território da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), no Ceará. Partindo do referencial teórico da dualidade estrutural que historicamente marcou a educação profissional brasileira, o estudo investiga se a expansão da oferta dessa modalidade se deu de forma equitativa. A metodologia consistiu na análise de dados do Censo Escolar para os seis municípios da regional. Os resultados apontam para uma acentuada desigualdade na distribuição territorial das Escolas Estaduais de Educação Profissional, com dois municípios sem qualquer oferta, o que constitui uma barreira geográfica ao acesso. Conclui-se que a política de descentralização, na ausência de diretrizes claras para a equidade, reproduziu desigualdades regionais, não superando os desafios históricos de democratização da educação profissional.

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Biografia do Autor

Antônio Germano Magalhães Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Pedagogia, História e Psicologia. Especialista em Pesquisa Educacional e Educação à Distância, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará.

Francimarcos Peixoto Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Letras-Espanhol, mestre em Educação, doutorando em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo da rede municipal de ensino de Horizonte, no Ceará com experiência em gestão escolar, gestão estratégica e monitoramento de indicadores. 

Karoline Matos Monteiro, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Letras-Português, mestra em Planejamento e Políticas Públicas, doutoranda em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará com experiência em gestão escolar e coordenação pedagógica. 

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Publicado

16-12-2025

Como Citar

MAGALHÃES JÚNIOR, A. G.; GOMES, F. P.; MONTEIRO, K. M. Educação profissional: avanços da meta 11 na 9ª CREDE-Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e16452, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e16452. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16452. Acesso em: 17 dez. 2025.