Instrumentos e práticas avaliativas na Educação Infantil: reflexões sobre o lugar da participação das crianças
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15585Palabras clave:
Instrumentos de Avaliação, Participação Infantil, Educação Infantil, Sociologia da InfânciaResumen
A avaliação das aprendizagens é concebida como uma dimensão orientadora das aprendizagens e atua como subsídio para o (re)planejamento pedagógico. No presente artigo, realizamos uma reflexão sobre os instrumentos avaliativos e a participação das crianças com base em uma experiência de estágio supervisionado realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Manaus. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é um estudo descritivo e reflexivo. Aliamos a análise dos registros a uma revisão bibliográfica acerca da avaliação das aprendizagens na Educação Infantil, apoiando-nos nas contribuições da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância. A partir do estudo, compreendemos que a participação das crianças nos contextos de avaliação na escola ainda é um desafio para as professoras, visto ser necessário que as experiências de avaliação reverberem opções e estratégias participativas tendo as crianças como coparticipantes.
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