Instrumentos e práticas avaliativas na Educação Infantil: reflexões sobre o lugar da participação das crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15585

Palabras clave:

Instrumentos de Avaliação, Participação Infantil, Educação Infantil, Sociologia da Infância

Resumen

A avaliação das aprendizagens é concebida como uma dimensão orientadora das aprendizagens e atua como subsídio para o (re)planejamento pedagógico. No presente artigo, realizamos uma reflexão sobre os instrumentos avaliativos e a participação das crianças com base em uma experiência de estágio supervisionado realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Manaus. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é um estudo descritivo e reflexivo. Aliamos a análise dos registros a uma revisão bibliográfica acerca da avaliação das aprendizagens na Educação Infantil, apoiando-nos nas contribuições da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância. A partir do estudo, compreendemos que a participação das crianças nos contextos de avaliação na escola ainda é um desafio para as professoras, visto ser necessário que as experiências de avaliação reverberem opções e estratégias participativas tendo as crianças como coparticipantes.

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Biografía del autor/a

Carlos Rafael Monteiro Brasil, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador de Iniciação Científica (PIBIC); Integrante do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM), linha “Crianças Infâncias e Educação Infantil com/na Amazônia Brasileira”.

Darianny Araújo dos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenadora da linha de pesquisa “Crianças, infâncias e educação infantil com/na Amazônia brasileira" (GRUPESPE/UFAM).

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Publicado

2025-09-30

Cómo citar

BRASIL, C. R. M.; REIS, D. A. dos. Instrumentos e práticas avaliativas na Educação Infantil: reflexões sobre o lugar da participação das crianças. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15585, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15585. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15585. Acesso em: 5 dic. 2025.