Inovação curricular e multiletramentos na formação em letras: uma revisão de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14969

Palabras clave:

Inovação, Inovação. Políticas Curriculares. Letras. Multiletramentos., Letras, Multiletramentos.

Resumen

Na sociedade contemporânea marcada pela revolução tecnológica, emergem novas formas de linguagem e organização do conhecimento impulsionadas pela multimodalidade e pela cultura digital em rede. Essa mudança se manifesta na reconfiguração e hibridização das linguagens, na miscigenação dos textos por vários signos e na construção de uma nova gramática textual resultando em múltiplas formas de produção de sentido e interação com o mundo. A política de currículo para a formação inicial do licenciado em Letras está intrinsecamente ligada a essas novas perspectivas de compreensão e uso da linguagem. Assim, esta revisão de literatura busca analisar a produção científica — incluindo teses, dissertações e artigos — relacionada aos temas inovação curricular, multiletramentos e formação em Letras, em suas interfaces, no período de 2004 a 2023. Os resultados destacam a necessidade urgente de aprofundar esse debate, considerando a importância de repensar as práticas de ensino por meio de uma abordagem multifacetada, multiletrada e multissemiótica na formação do professor de Letras.

Descargas


Biografía del autor/a

Greice Mére Ceserino Botelho, Universidade do Vale do Itajaí

Maestranda en Educación por la Universidad del Vale do Itajaí (UNIVALI), con posgrado en Docencia para la Educación Profesional por el Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC, 2022) y en Fundamentos y Organización Curricular por la Universidad del Vale do Itajaí (UNIVALI, 2020). Licenciada en Lengua Portuguesa y sus Literaturas por la Universidad del Vale do Itajaí (UNIVALI, 2019) y Licenciada en Publicidad y Marketing por la Universidad Paulista (UNIP, 2000).

Es la creadora de la empresa GARAMOND Marketing de Contenidos. Se desempeña como Analista de Decisión en el Núcleo de Innovación Tecnológica de la Universidad del Vale do Itajaí (UNIINOVA) y como Coordinadora de Diseño Educativo en el IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Itajaí.

Trabajó como profesora de Lengua Portuguesa para el EMITI – Programa de Educación Integral en Tiempo Completo de la Secretaría de Educación del Estado de Santa Catarina. Tiene experiencia en proyectos de innovación para la educación, proyectos de extensión como PROLER - Univali y prácticas formativas para la escuela y la comunidad.

En educación, posee experiencia en prácticas de lectura, mediación de lectura, literatura brasileña, prácticas innovadoras para la enseñanza de la lengua portuguesa y sus literaturas, así como en sus tecnologías. Ha participado en los programas PIBID Letras, PIBID Interdisciplinario y PROESDE Licenciaturas - Desarrollo Regional.

Fue integrante de la Comisión de Autoevaluación del Curso de Letras (CAC Letras UNIVALI, 2017-2018), del Consejo del Curso de Letras y del Núcleo de Licenciaturas de UNIVALI (2016-2018). También se desempeñó como suplente en el Consejo de la Escuela de Educación de Univali (2018).

Regina Célia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

Doctora en Ciencias de la Educación por la UFSC, con posdoctorado en el Institute of Education, University of London, Inglaterra. Investigadora de Productividad - PQ-2 CNPq. Coordinadora del grupo de investigación Observatorio de Políticas Educativas y profesora en el PPGE UNIVALI.

Citas

ALMEIDA, G. S. de; ALVES, P. T. de A.; VALENTE, N. P. de L.; SILVA, S. A. da; SILVEIRA JUCÁ, S. C. Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022. Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10577, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10577. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577 . Acesso em: 4 dez. 2024.

BERNARDO, Julio Cesar Oliveira. Leitura em dispositivos móveis digitais na formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2015. 139p. Disponível em: https://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/464 Acesso em 10 de out. 2023.

BDTD. Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 10 out. de 2023.

ECHALAR, J. D.; LIMA, D. DA C. B. P.; OLIVEIRA, J. F. DE. Plano Nacional de Educação (2014—2024) — O uso da inovação como subsídio estratégico para a Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 109, p. 863—884, out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/9jYLqw4pbrgzjLZDf7YYygB/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 de out. 2023.

COSTA, M. A. M. Reflexos das políticas itinerantes nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de letras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/RdYr79sh3pdYpV6hN4SfDzc/?lang=pt Acesso em: 13 de mar. 2023.

DORNELLES, Clara Zeni Camargo. A gente não quer ser tradicional, mas... como e que faz, dai?: a inovação curricular e o debate popularizado sobre língua portuguesa e ensino. 2008. 169p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/424358. Acesso em 13 mar. 2023.

DUBOC, A. P. M. Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 3, p. 727—746, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/6Z4Zd885tGhvdSqh9VJN6nR/?lang=pt Acesso em: 02 de dez. 2024.

FARIA, A. L. DE.; PESSANHA, M. Cultura Didática: olhar teórico para compreender a (não) inovação no ensino. Educação & Realidade, v. 47, p. e117420, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NYjRJ7Kx9GTnPmWvSZWpWHQ/ Acesso em: 15 de abr. 2023

FRITZEN, M. P. Reflexões sobre práticas de letramento em contexto escolar de língua minoritária. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 27, n. 1, p. 63—76, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/Lb7Gq6WnhxFJPGQJHmGGp3P/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 02 de dez. 2024.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.

MARINHO, Marildes. Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva. Rev. Port. de Educação, Braga, v.20, n.1, p.163 -189, jan. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26496327_Curriculos_da_escola_brasileira_elementos_para_uma_analise_discursiva Acesso em: 02 de dez. 2024.

MESQUITA, Diana; FLORES, Maria-Assunção; LIMA, Rui M.. Desenvolvimento do currículo no ensino superior: desafios para a docência universitária. Rev. iberoam. educ. super, Ciudad de México , v. 9, n. 25, p. 42-61, 2018 . Disponível em:

https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722018000200042 Acesso em: 02 de dez. 2024.

MESSINA, G. Mudança e Inovação Educacional: notas para reflexão. Temas em Debate. Cadernos de Pesquisa, n. 114, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/pvQTSjNjyR4nkqGjkLTv9DJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 de out. 2023.

NUNES, J. A. O discurso da (in)flexibilidade curricular em análise dialógica. Linguagem em (Dis)curso, v. 19, n. 1, p. 87—105, jan. 2019.

PEDROZA, F. René. La universidad 4.0 con currículo inteligente 1.0 en la cuarta revolución industrial. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara, v. 9, n. 17, p. 168-194, dic. 2018. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672018000200168 Acesso em: 02 de dez. 2024.

PEREIRA, E. M. A.; CARNEIRO, A. M.; GONÇALVES, M. L. Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 20, n. 3, p. 717—739, nov. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/ByGTpXRW5hK5NnNVT8NZ9zk/abstract/?lang=pt Acesso em : 02 de dez. 2024.

RAUPP, E. S.; PEREIRA, R. A. A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, n. 4, p. 843—870, out. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/85WqnVd3FkPC7psC5rWjN8j/ Acesso em: 02 de dez. 2024.

SANTOS, Iane da Silva. A análise da BNCC de língua inglesa: multiletramentos. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Sergipe — São Cristovão, SE, 2020. 115p. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15177 Acesso em 02 de dez. 2024.

SILVA, Rosa Maria. Educação semipresencial no currículo de física: análise de uma proposta educacional na disciplina “Introdução à Ciência”. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós¬-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2016. 96p. Disponível em: https://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/972 Acesso em 02 de dez. 2024.

SILVA, W. R. et al. Como formadores e alunos da licenciatura em Letras compreendem a linguística aplicada? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, n. 1, p. 31—60, jan. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VGjKytF7Ndt9xkDVggqSg6t/?lang=pt Acesso em 02 de dez. 2024.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Nova York: Routledge, 2000.

UNESCO. Glossário de Terminologia Curricular. Tradução de Rita Brossard; revisão técnica de Guiomar Namo de Mello. Brasília: Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações da Representação da UNESCO no Brasil, 2016. 115p. Tradução de: Glossary of curriculum terminology. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002230/223059por.pdf . Acesso em: 20 de out. 2023.

VERGNA, M. A. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Linguística e Tecnologia. Texto Livre, v. 14, n. 1, p. e24366, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/3bs8tXtFs6xvt9cVqzDVP3J/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 de ago. 2024.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

BOTELHO, G. M. C.; HOSTINS, R. C. L. Inovação curricular e multiletramentos na formação em letras: uma revisão de literatura . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14969, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14969. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14969. Acesso em: 5 jul. 2025.