A elaboração de objetos de aprendizagem em história da arte no Ceará como proposta de ensino em artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14267Palabras clave:
Ensino de História da Arte, Arte Local, Objetos de Aprendizagem em Artes VisuaisResumen
Esta investigação trata sobre a produção e aprendizagem com materiais didáticos digitais sobre a História da Arte no Ceará, produzidos através do formato hipertexto. A pesquisa refere-se ao uso do que foi chamado de "Objetos de Aprendizagem sobre a História da Arte no Ceará (OAHAC)”, com alunos do Ensino Médio de uma escola profissionalizante em Fortaleza/CE. Como referências teóricas das discussões sobre História da Arte, dialogamos com os conceitos de Argan; Fagiolo (1994), Barbosa (1984; 1998) e Didi-Huberman (2015). Para a elaboração de Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais (OAAV), dialogamos com o estudo de Lima (2019). Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa em Arte. Como achados e conclusões da pesquisa, podemos indicar: existem possibilidades significativas na aprendizagem com OAAVs, e, dentre eles, se destacam a aproximação do aluno com um material didático em forma de hipertexto e as interfaces do material com outras fontes.
Descargas
Citas
ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. Trad.: M. F. Gonçalves de Azevedo. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ARTE, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da Arte e Anacronismo das Imagens. Belo Horizanote - Ed. UFMG, 2015.
LIMA, José Maximiano Arruda Ximenes de. Ensino de Artes Visuais na modalidade a distância: contribuições dos Objetos de Aprendizagem de Artes Visuais no processo de ensino/aprendizagem. 2013. 184 p. Tese de Doutorado em Artes - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
LIMA, José Maximiano Arruda Ximenes de. Objetos de Aprendizagem de Artes Visuais. Fortaleza: IFCE, 2019.
WILEY, D. A. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation, Brigham Young University. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Paulo Alves, José Albio Moreira de Sales (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.