Maria Salete Van Der Poel: formação e atuação na Educação Popular
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14264Palabras clave:
Memórias, Docência, Maria Salete Van Der Poel, Educação PopularResumen
Este artigo busca analisar a partir das memórias e registros autobiográficos a trajetória docente de Maria Salete Van Poel na Educação Popular. Utilizamos como aporte teórico-metodológico Pierre Bourdieu (2006) e Paulo Freire (1996; 1997). Metodologicamente, elencamos como fonte os relatos autobiográficos contidos na produção intelectual da professora e entrevistas da mesma concedida a pesquisadores, empregando uma análise histórico-documental. Assim, esse estudo nos permite estabelecer relações entre as fontes e a trajetória da professora, visto que a formação e a atuação docente de Maria Salete no campo da Educação Popular foram tecidas nessa inter-relação entre as dimensões social e profissional e suas inter-relações como o contexto sociocultural.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular antes e agora. In: MACHADO, Maria Margarida. Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008.
CELLARD, André. Análise documental. In: POUPART, j., At al. (Orgs). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
CUNHA, Luis Antônio; GOÉS, Moacyr de. O golpe na Educação. 3ª Ed. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; Tia, não: Cartas a quem ousa ensinar. 37ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. 5ª edição, São Paulo: Cortez, 2001.
GHIRALDELLI, Paulo. História da educação. 2ª ed. rev. São Paulo: Cortez, 2015.
GHON, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2002.
LOPES, Luiz Roberto. Redemocratização e Populismo: Da Consolidação ao Golpe Militar. In: LOPES, Luiz Roberto. Uma história do Brasil: República. 2ª edição, São Paulo: Contexto, 2001.
NÓVOA, António. Vidas de professores. 2ª ed. Lisboa: Porto Editora, 2013.
POEL, Maria Salete Van Der; POEL, Cornelis Joannes Van Der. Trajetória de uma militância educacional: do sistema freireano ao letramento sócio-histórico. 1ª edição. São Leopoldo: Oikos; João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2007.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB [São Paulo]: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2000.
SILVA, Luziel Augusto. Memórias da Docência: o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel na Educação Popular (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luziel Augusto da Silva, Jean Carlo de Carvalho Costa (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.