Maria Salete Van Der Poel: training and performance in Popular Education
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14264Keywords:
Memoirs, Teaching, Maria Salete Van Der Poel, Popular EducationAbstract
Este artigo busca analisar a partir das memórias e registros autobiográficos a trajetória docente de Maria Salete Van Poel na Educação Popular. Utilizamos como aporte teórico-metodológico Pierre Bourdieu (2006) e Paulo Freire (1996; 1997). Metodologicamente, elencamos como fonte os relatos autobiográficos contidos na produção intelectual da professora e entrevistas da mesma concedida a pesquisadores, empregando uma análise histórico-documental. Assim, esse estudo nos permite estabelecer relações entre as fontes e a trajetória da professora, visto que a formação e a atuação docente de Maria Salete no campo da Educação Popular foram tecidas nessa inter-relação entre as dimensões social e profissional e suas inter-relações como o contexto sociocultural.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular antes e agora. In: MACHADO, Maria Margarida. Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008.
CELLARD, André. Análise documental. In: POUPART, j., At al. (Orgs). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
CUNHA, Luis Antônio; GOÉS, Moacyr de. O golpe na Educação. 3ª Ed. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; Tia, não: Cartas a quem ousa ensinar. 37ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. 5ª edição, São Paulo: Cortez, 2001.
GHIRALDELLI, Paulo. História da educação. 2ª ed. rev. São Paulo: Cortez, 2015.
GHON, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2002.
LOPES, Luiz Roberto. Redemocratização e Populismo: Da Consolidação ao Golpe Militar. In: LOPES, Luiz Roberto. Uma história do Brasil: República. 2ª edição, São Paulo: Contexto, 2001.
NÓVOA, António. Vidas de professores. 2ª ed. Lisboa: Porto Editora, 2013.
POEL, Maria Salete Van Der; POEL, Cornelis Joannes Van Der. Trajetória de uma militância educacional: do sistema freireano ao letramento sócio-histórico. 1ª edição. São Leopoldo: Oikos; João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2007.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. Histórias inéditas da educação popular: do sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB [São Paulo]: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2000.
SILVA, Luziel Augusto. Memórias da Docência: o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel na Educação Popular (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luziel Augusto da Silva, Jean Carlo de Carvalho Costa (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.