Rompendo os ecos do pensamento crítico: reflexões e conexões inesperadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14263

Palabras clave:

Pensamento crítico, Imaginação, Criatividade, Triangulação conceitual

Resumen

Este estudo qualitativo investiga a formação do pensamento crítico através de uma pesquisa bibliográfica que triangula as teorias de Lev Vigotski, bell hooks e Donald Winnicott. A análise foca na imaginação e criatividade como abordagens oferece uma visão interdisciplinar sobre como o pensamento se desenvolve e se consolida, evidenciando seu potencial criativo e seu protagonismo na inventividade. A metodologia inclui revisão de literatura e análise de conteúdo, buscando compreender como as diferentes perspectivas teóricas interagem e contribuem para o entendimento mais amplo do pensamento crítico. Este estudo destaca o contexto social a partir do tema e a importância da educação transformadora no desenvolvimento de uma consciência crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Luiza Salles Ricardo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faz parte do grupo de pesquisa "Criar e Brincar: O lúdico no processo de ensino-aprendizagem”, coordenado pela Profª Drª Maria Vitória Campos Mamede Maia, onde é bolsista PIBIC-CNPq desde 2022.

Maria Vitória Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenadora do Grupo de pesquisa LUPEA. Pós-doutora em Design Pedagógico (PUC-RJ), Doutora em Psicologia ((PUC-RJ), Mestre em Literatura Brasileira (PUC-RJ), atua como psicóloga,psicanalista e psicopedagoga.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, R. P. de; HENRIQUES, R.; MENDONÇA, R. Desigualdade e pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 42, p. 123–142, fev. 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 72. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 87. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HOOKS, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de B. Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criatividade na infância. Ensaio de Psicologia. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. 3. reimpr. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. 1. reimpr. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

Publicado

2024-10-18

Cómo citar

SALLES RICARDO, M. L.; MAIA, M. V. C. M. Rompendo os ecos do pensamento crítico: reflexões e conexões inesperadas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e14263, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14263. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14263. Acesso em: 23 nov. 2024.