Festejos e luta: dia do Professor e associativismo docente (1946-1958)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14258

Palabras clave:

Associativismo docente, Celebração, Profissão docente, História da Educação

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o Dia do Professor e o associativismo docente no Brasil. As fontes analisadas foram jornais do período destacado (1946-1951), para isso o método de pesquisa foi paradigma indiciário. Fundamentamos nossa pesquisa a partir dos ensinamentos de António Nóvoa (1991) para compreensão do estatuto socioprofissional da profissão docente; e do conceito de configuração do Sociólogo alemão Norbert Elias. Como resultado deste estudo podemos observar as forças de poder que configuram o Dia do Professor, por meio do protagonismo dado nas notícias, que ora exalta o governo, ora reforça determinada reivindicação, ficando exposta a força das ações do magistério e do poder estatal na sua interação com a imprensa e sociedade. Compreendemos, portanto, que os professores do nosso recorte passaram gradativamente a tomar consciência do poder que possuíam ao se reconhecerem a partir dos “nós”, na ação conjunta, fortalecendo o associativismo docente brasileiro.

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Biografía del autor/a

Lígia Silva Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do grupo de pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero da UFRN. Bolsista CAPES.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e de Pós Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pesquisadora da área de História da Educação.

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Publicado

2024-10-19

Cómo citar

PESSOA, L. S.; MEDEIROS NETA, O. M. de. Festejos e luta: dia do Professor e associativismo docente (1946-1958). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e14258, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e14258. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14258. Acesso em: 3 dic. 2024.