Concepções de formação continuada de professores alfabetizadores presentes nas dissertações dos programas de pós-graduação profissional do Brasil (2013/2023)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14066Palabras clave:
Formação Continuada, Alfabetização, Alfabetizadores, Políticas Educacionais.Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de formação continuada de professores alfabetizadores presentes nas dissertações dos programas de pós-graduação profissional das universidades públicas do Brasil, entre 2013 e 2023. Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória, do tipo “Estado do Conhecimento”, analisada à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético (MHD). Os resultados demonstraram que nove dissertações trabalharam com políticas, programas, projetos e ações de formação continuada de professores alfabetizadores. Parte dessas dissertações não apontou, na sua totalidade, as contradições presentes nas políticas pesquisadas, que atendem aos interesses do sistema capitalista, controlando cada vez mais o trabalho dos professores e responsabilizando-os pelos resultados obtidos nas avaliações externas. Concluímos, defendendo a formação continuada sólida e consistente, que, através da PHC e do MHD, pode-se recuperar e valorizar os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade.
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