Diário de um banana: o texto verbo-imagético e a formação de leitores críticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14041

Palabras clave:

Diário de um banana, Literatura infantojuvenil, Texto verbo-imagético, Leitura crítica

Resumen

Este trabalho objetiva examinar o uso do texto verbo-imagético, isto é, a linguagem verbal alinhada ao visual, no texto literário infantojuvenil Diário de um banana (2008) de Jeff Kinney, e como essa aplicação contribui para a compreensão do leitor e sua formação crítica. Metodologicamente, este trata-se de um estudo qualitativo e de pesquisa bibliográfica conforme Gil (2021), a partir das contribuições de Coelho (2000), Zilberman (2015), SIlva (2015), Cossetin Alves, Cossetin e Maiberg (2020), Sozza (2011), Faria (2013) e Vasconcelos (2014). Os resultados demonstram que as articulações presentes em Diário de um Banana contribuem para a compreensão do texto a partir dos elementos que compõem o seu tipo de linguagem e, com isso, consegue alcançar crianças e jovens, tanto devido ao bom uso do texto verbo-imagético quanto por falar de um cotidiano vivenciado por indivíduos dessa faixa etária, problematizando a sua realidade.

Descargas


Biografía del autor/a

Allana Mayara Santos Castro, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduanda em Letras Português pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Cainã Tavares Wanzeler, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduando em Letras Português pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Thaís Fernandes de Amorim, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará. Docente do Curso de Letras da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Citas

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COHEN, Marina. Jeff Kinney: ‘Greg é uma versão exagerada do meu pior lado’. O Globo, Rio de Janeiro, 24 de jun. 2013. Seção O Globo Cultura. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/megazine/jeff-kinney-greg-uma-versao-exagerada-do-meu-pior-lado-8493156. Acesso em: 24 de mar. 2024.

COSSETIN ALVES, L.; COSSETIN, M.; MAIBERG, T. M. D. . Leituras Críticas e Mediações Didáticas em “Diário de um Banana: Dias de Cão”, de Jeff Kinney. RE-Unir Letras, v. 9, p. 188-208, 2022. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/5723/4335. Acesso em: 19 de mar. 2024.

FARIA, Maria Alice. Como Usar a Literatura Infantil na Sala de Aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

FITTIPALDI, Ciça. O que é Qualidade em Ilustração no Livro Infantil e Juvenil: com a palavra o ilustrador. 1. ed. São Paulo: DCL, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisas Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

SANTOS, Edvanderson Ramalho dos; FERREIRA, Adriano Charles. Os Períodos do Desenvolvimento do Indivíduo em Piaget: paralelos entre afetividade e cognição: Paralelos entre afectividad y cognición. Ensino em Perspectivas, v. 4, n. 1, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12063. Acesso em: 23 de ago. 2024

SCHFFER, Carmen Cristina Rodrigues. Fundamentos da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo. Paidéia, 2022. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/9461. Acesso em: 23 de ago. 2024.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na Escola e na Biblioteca. 12. ed. Campinas: Leitura Crítica, 2014.

SOZZA, Fátima Aparecida de Oliveira. O Ato de Ler de Forma Crítica e Proficiente. Curitiba: SEED/PR, 2011 (Implementação pedagógica). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/792-4.pdf. Acesso em: 23 de mar. 2024.

SOUZA, Hudieny Dias de. A psicologia educacional do desenvolvimento em Jean Piaget. Disponível em: https://jornaltribuna.com.br/wp-content/uploads/2023/08/A-psicologia-educacional-do-desenvolvimento-em-Jean-Piaget.pdf. Acesso em: 23 de ago.2024

VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. Articulações Entre Texto Escrito e Ilustrações na Literatura Infantil: repercussões sobre a efetivação da leitura. Anais V ENLIJE. Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5867. Acesso em: 19 de mar. 2024.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2015.

Publicado

2025-05-26

Cómo citar

CASTRO, A. M. S.; WANZELER, C. T.; AMORIM, T. F. de. Diário de um banana: o texto verbo-imagético e a formação de leitores críticos. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14041, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14041. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14041. Acesso em: 5 jun. 2025.