FormAÇÃO de professores com foco no ensino por investigação: relatos de prática pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13701

Palabras clave:

Ensino por Investigação, Formação de professores, Práticas docentes, Sequência de Ensino Investigativa, Conteúdos Científicos

Resumen

Este trabalho objetiva discutir as ações pedagógicas relacionadas à formação de professores, focando na abordagem didática do Ensino por Investigação com base em Carvalho (2013) e Malheiro (2016), a partir de conteúdos como a tensão superficial da água. Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de duas oficinas intituladas FormAÇÃO de professores com foco no Ensino por Investigação. A metodologia é de abordagem qualitativa, com natureza descritiva. As oficinas foram organizadas em três momentos: 1) Reflexão sobre o papel do professor e seus compromissos com o ensino básico; 2) Discussão sobre a abordagem do Ensino por Investigação e estratégias utilizadas na sua aplicação; 3) Atividade prática a partir das etapas de uma Sequência de Ensino Investigativa. Os resultados apresentam a importância da realização de oficinas, assim como o fator de impacto e a receptividade dos participantes, logo as práticas docentes baseadas no Ensino por Investigação são de relevância social e profissional na área.

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Biografía del autor/a

Isabela dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Pará. Mestranda em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA).

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Doutor em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru). Professor Associado IV na Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal).

Márcia Cristina Palheta Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA).

Deyse Danielle Souza da Costa, Universidade Federal do Pará

Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Políticas Públicas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará - PPGED/UFPA. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA).

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Publicado

2024-12-09

Cómo citar

CARVALHO, I. dos S.; MALHEIRO, J. M. da S.; ALBUQUERQUE, M. C. P.; COSTA, D. D. S. da. FormAÇÃO de professores com foco no ensino por investigação: relatos de prática pedagógica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13701, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13701. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13701. Acesso em: 2 ene. 2025.