Letramento do professor a partir da Linguística Sistêmico-Funcional: um estudo sobre a escrita acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13694Palabras clave:
Educação, Formação do professor, Letramento acadêmico.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de letramento acadêmico na escrita científica convencional de professores em formação continuada, devidamente matriculados em um programa stricto sensu em Educação. A fundamentação teórica está alojada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada (LA), com ênfase nos estudos sobre letramento acadêmico e na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), sendo esta última o principal aporte teórico-metodológico para a microanálise dos dados. A metodologia utilizada é do tipo documental, com abordagem qualitativa, uma vez que considerando o contexto em que os dados foram coletados. O corpus da investigação é constituído por 12 artigos acadêmicos produzidos no contexto da disciplina “Formação do professor: uma abordagem psicanalítica”. A investigação revela uma escrita pouco reflexiva, predominantemente descritiva e pouco analítica. Somado a isso, problemas de natureza léxico-gramatical também são pontos a serem minimizados pelos participantes de pesquisa.
Descargas
Citas
BARATA, R. B. Medir ou classificar a produção científica de pesquisadores? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 9, p. 1712-1713, 2013.
CLAUDIO, C. R.; FERNÁNDEZ, R. J. La formación inicial del máster de profesorado: reflexiones en torno a la implementación de una propuesta didáctica para una educación lectoliteraria. Investigaciones Sobre Lectura, v. 12, n. 1, p. 1-18, 2019.
DÍAZ, I. C. S.; IBÁNEZ, E. T.; OLIVA, M. F. R. Propuesta de una taxonomía de los centros de interés en los estudios de disponibilidad léxica. DELTA, v. 36, n. 4, p. 1-28, 2020.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. Hodder Education, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Retrospective on SFL and Literacy. In: WHITTAKER, R.; O’DONNEL, M.; McCABE, A. (orgs). Language and Literacy: Functional Approaches. London: Continuum, 2006. p. 15-44.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, Context, and Text; Aspects of language in social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4th. Ed. London: Routledge, 2014.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. Hodder Education, 2004.
KLEIMAN, A. B. Agenda de Pesquisa e Ação em Linguística Aplicada: Problematizações. In.: MOITA LOPES, L. P. (orgs). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo/SP: Parábola, 2013, p. 39-58.
LEA, M. R.; STREET, B. O Modelo de “Letramentos Acadêmicos”: Teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, n. 2, v. 16, p. 477-493, jul./dez. 2014.
MAGALHÃES, I. Discursos e Práticas de Letramento: Pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012.
MOITA LOPES, L. P. da. Da Aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In.: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (orgs). Linguística Aplicada: Um caminho com diferentes acessos. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 11-24.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MOTTA-ROTH, D. A Construção Social do Gênero Resenha Acadêmica. Trabalhos em Linguística Aplicada. Jul./Dez. nº 38, v. [?], p. 29-45, 2001.
PEREIRA, B. G. Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Convencional e Reflexiva. 2016. 350 f. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Santa Vitória do Palmar, v. 1, n. 1, 2009.
SEVERINO, A. J. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, R. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003. p. 71-89.
SIGNORINI, I.; FIAD, R. S. Ensino de Língua: Das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.
SILVA, W. R. Linguística Sistêmico-Funcional como uma Teoria para Análise de dados em Linguística Aplicada: Escrita reflexiva do aluno-mestre. Revista DELTA, n. 1, v. 31, p. 25-68, 2014.
STREET, B. V. Letramentos Sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo/SP: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. V. Eventos de Letramento e Práticas de Letramento: Teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In.: MAGALHÃES, I. (org). Discursos e Práticas de Letramento: Pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012. p. 69-93.
STREET, B. V. Literacy in the Theory and Practice. Cambridge University Press, 1984.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª.ed. Botucatu: Tipomic: 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bruno Gomes Pereira, Diego Moreira (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.