Residência pedagógica e o ensino de Biologia durante a pandemia da Covid-19 no município de Salvaterra, Marajó, Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13651

Palabras clave:

Ciências Biológicas, Formação inicial, Docência

Resumen

O presente estudo reporta sobre a execução e a importância do Programa da Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Pará, durante o cenário pandêmico da covid-19, em uma escola pública do município de Salvaterra, Marajó, Pará, entre 2021 e 2022. As experiências relatadas foram a partir da imersão remota em turmas da 1ª e 2ª etapas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. As atividades realizadas incluíram a confecção de recursos audiovisuais, de WebQuests e de cadernos de questões. Apesar do ensino remoto devido à pandemia, houve uma considerável participação dos alunos e indícios de aprendizado. Em suma, o PRP contribuiu para a formação inicial do residente, licenciando em Biologia, preparando-o para momentos atípicos de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alesson Guedes Costa, Universidade do Estado do Pará

Licenciado Pleno em Ciências Biológicas.

Raynon Joel Monteiro-Alves, Universidade do Estado do Pará

Licenciado Pleno em Ciências Naturais, com habilitação em Biologia. Mestre em Ciências Ambientais. Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Pesquisador colaborador do Laboratório de Monitoramento e Conservação Ambiental da Universidade do Estado do Pará.

Luiz Alberto da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Licenciado Pleno em Biologia. Especialista em Educação Ambiental. Professor Ensino Médio - SEDUC/PA.

Alcindo da Silva Martins-Júnior, Universidade do Estado do Pará

Licenciado Pleno em Ciências Biológicas. Mestre e Doutor em Botânica. Professor da Universidade do Estado do Pará.

Citas

ALVES, Richard Tarcísio de Lima; RIBEIRO, Lilian Arruda; CHAVES, Márcio Frazão. Residência Pedagógica de biologia em um contexto pandêmico: um relato de experiência. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, n. 3, v. 3, p. 1-7, 2022.

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia – Biologia dos Organismos. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2015a. v. 2, 576 p.

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia – Biologia das Células. 4. ed., São Paulo: Moderna, 2015b. v. 1, 448 p.

ARAÚJO, Luís Fernando Ferreira; PROGETTI, Claudia Bianchi; SANTOS, Robson Alves dos. O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 3, n. 3, p. e334992-e334992, 2021.

BARROS, Gílian Cristina. Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço. Inclusão digital nas escolas públicas: escola software livre. Paraná-Brasil, p. 1-18, 2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/PROGRAMA_

RESIDENCIA_PEDAGOGICA/DOCUMENTOS_E_PUBLICACOES/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

CORDEIRO, Luiz Gustavo Lima; SERRA, Larissa Santos; LONGUINHOS, Rafael Ramos; OLIVEIRA, Simone Souza de. A utilização de podcasts como instrumento pedagógico de divulgação científica da Astrobiologia na educação básica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 1233-1245, 2023.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Julio Emilio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019.

FREITAS, Anne Caroline de Oliveira. Utilização de recursos visuais e audiovisuais como estratégia no ensino da Biologia. 2013. 51 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará, Beberibe, 2013. Disponível em: https://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/58/2021/07/bio_bbrbe_o_freitas-1.pdf. Acesso em: 23 fev. 2022.

FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda de; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

GUERREIRO, Victória Mercya Sousa; CARVALHO, Joyce Duarte de; DIAS, Carina Araújo; PAIM, Igor de Moraes; VIANA, Tania Vicente. Diários da pandemia: a saúde mental de estudantes universitários em 2021. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 5, p. e10619-e10619, 2023.

JAQUES, Amanda de Melo; ABEIJON, Lenon; BOBROWSKI, Vera Lucia. A residência pedagógica e o ensino remoto de Biologia: o relato de experiência de uma professora residente. Biologia: Contextualizando o Conhecimento Científico, v. 1, n. 1, p. 11-18, 2023.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

KENDRICK, Bryce. The fifth kingdon. 4. ed. Cambridge: Focus, 2017.

LEITE, Jamilly Ellen Rodrigues; ALMEIDA, Danusa Mendes. Programa Residência Pedagógica como experiência de estágio no curso de pedagogia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 3, n. 3, p. e335581-e335581, 2021.

OLIVEIRA, Thiago Ezidio de; COSTA, Priscila Caroza Frasson; PRONI, Sandra Mara Miranda; RESENDE, Daniele Conde Peres; POLETTO, Rodrigo de Souza; LUCAS, Lucken Bueno. El aporte del programa de residencia pedagógica en la formación inicial de docentes de biología en tiempos de pandemia. Revista Bio-grafía, Escritos Sobre la Biología y su Enseñanza, p. 1891, 2022.

PINTO, David da Silva Pinto; OLIVEIRA, Michelle Gomes de; SOUSA, Taynara Pereira de. Professor de ciências e biologia: caminhos e experiências formativas do programa de residência pedagógica em tempos de pandemia. DESAFIOS – Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Dossiê Especial: RP, 2023.

SANTIAGO, Deymisson de Sousa; SOUSA, Lazaro Luís de Lima; SILVA, Jusciane da Costa. As dificuldades do ensino remoto no ensino superior. 2020. 9 f. Monografia (Graduação). Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/

server/api/core/bitstreams/dbf3d1d0-2e24-4157-8ac4-78c7bd556245/content. Acesso em: 23 fev. 2022.

SANTOS, Dayanna Carvalho Rocha; ARAÚJO, Lesly Natalie Brito; CARVALHO, Juliana Barros; COSTA, Maria Josinete Araújo. Residência Pedagógica: um incentivo para a formação e atuação docente no ensino de Biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 57586-57593, 2020.

SANZ, Ismael; GONZÁLEZ, Jorge Sáinz; CAPILLA, Ana. Efeitos da crise do COVID-19 na educação. Madrid: OEI, 2020.

SILVA, Diogo Leonardo Santos; SOUZA, Mayara Islaine Pessoa de; SILVA JÚNIOR, Inácio Ferreira da; CRISPIM, Suzy Nunes; RIBEIRO, Lilian Arruda; CHAVES, Márcio Frazão. A Residência Pedagógica na licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e50311326898-e50311326898, 2022.

SILVA, José Luiz da; SILVA, Débora Antônio da; MARTINI, Cleber; DOMINGOS, Diane Cristina Araújo; LEAL, Priscila Gonçalves; BENEDETTI FILHO, Edemar; FIORUCCI, Antônio Rogério. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de Química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema Vidros. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 189-200, 2012.

SILVA, Vanderson de Sousa; AMORIM, Marcelo da Silva. Avaliação sem reprovação: um estudo sobre a avaliação democrática. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n 23, 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/23/avaliacao-sem-reprovacao-um-estudo-sobre-a-avaliacao-democratica. Acesso em: 15 maio 2024.

SOUZA, Amanda Rodrigues de; OLIVEIRA, Ana Paula Santos de; RANGNI, Rosemeire de Araújo. Altas capacidades e as lives do YouTube® no período da pandemia: uma revisão sistemática. Educação & Formação, v. 8, e10014, 2023.

SOUZA, Bruno Macedo; GOMES, Kalinca Pena; COSTA, Anderson Gonçalves. Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura às vivências na escola pública. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 5, e510172, 2023.

TARDIN, Heitor Perrud; ROMERO, Luiz Rogério. Practical training in Pedagogical Residency in times of pandemic: reflections on contributions and improvement. Educação & Formação, v. 7, e7342, 2022.

TARDIN, Heitor Perrud; ANANIAS, Elisangela Venancio. Pedagogical Residence Program and Supervised Internship: main differences in the profession insertion of future teachers. Educação & Formação, v. 8, e10986, 2023.

XAVIER, Vanessa Maria Ferreira Luduvino; CORDEIRO, Lucas Luan de Brito; VENÂNCIO, Luciana. Residência pedagógica e as relações étnico-raciais na educação física escolar. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2022.

Publicado

2024-12-17

Cómo citar

COSTA, A. G.; MONTEIRO-ALVES, R. J.; SILVA, L. A. da; MARTINS-JÚNIOR, A. da S. Residência pedagógica e o ensino de Biologia durante a pandemia da Covid-19 no município de Salvaterra, Marajó, Pará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13651, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13651. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13651. Acesso em: 21 dic. 2024.