Diversidade e direitos humanos no exercício do magistério: percepções do professor da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13584Palabras clave:
Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos, InclusãoResumen
A pesquisa investiga as percepções e práticas de professores da Educação Básica em relação a temas de gênero, sexualidade e direitos humanos. O objetivo geral é investigar como esses professores percebem, interpretam e incorporam esses temas em suas práticas pedagógicas, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais inclusivas e eficazes. Focando em uma amostra de quatro docentes formados em Ciências Humanas, o estudo utilizou um questionário estruturado para explorar a abordagem desses temas em suas disciplinas. Os resultados indicam que todos os participantes reconhecem a importância de incluir tais questões, mesmo quando não exigidas pela ementa. Metade dos professores acredita que as políticas curriculares necessitam de ajustes significativos para melhor integrar esses temas. Esses resultados destacam a necessidade de mais discussões e ações para promover uma educação mais inclusiva e sensível às diversidades de gênero e sexualidade, reforçando a importância dos direitos humanos no contexto educacional.
Descargas
Citas
AFONSO, M. L. M., RODRIGUES, M., & OLIVEIRA, E. F. de. Juventude universitária e direitos de cidadania: sentidos atribuídos à diversidade sexual. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n, 169, 948–972. 2018, Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5364
ABREU, H., HIRATA, H., LOMBARDI, M. R. (Eds.) Gênero e trabalho no Brasil e na França: perspectivas interseccionais. Boitempo, 2016.
BATISTA, J. H. M., MUNIZ, I. G., & LUCENA, M. I. H. M. Políticas públicas e educação em direitos humanos: o PNEDH e o caso brasileiro. Direcho y Cambio Social, v. 40, 2015. Disponível em: http://www.derechoycambiosocial.com/revista040/POLITICAS_PUBLICAS_E_EDUCACAO_EM_DIREITOS_HUMANOS.pdf
BENEVIDES, M. V. Direitos humanos: desafio para o século XXI. In R. M. G. Silveira et al. (Eds.), Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Editora Universitária, 2007.
BRUSCHINI, M. C. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n.132, 537-572, 2007.
CANDAU, V., et al. Educação em direitos humanos e formação de professores (as). Cortez, 2013.
CANDAU, V. M. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In M. G. Silveira et al. (Eds.), Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Editora Universitária, pp. 399-412. 2007.
CORDEIRO, F. A. V., FRIEDE, R. R.; MIRANDA, M. G. de. Educação em direitos humanos na perspectiva de docentes da rede pública do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, 28, e280019, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280019
JUNQUEIRA, R. D. (Ed.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia na escola. Brasília: Ministério da Educação, Unesco. 2009.
JUNQUEIRA, R. D. O reconhecimento da diversidade sexual e a problematização da homofobia no contexto escolar. In P. R. C. Ribeiro et al. (Eds.), Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Editora da FURG, 2007.
LOURO, G. L. Heteronormatividade e homofobia. In R. D. JUNQUEIRA (Ed.), Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia na escola. Ministério da Educação, Unesco, 2009.
MACEDO, E. As demandas conservadoras do movimento escola sem partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação & Sociedade, v. 38, n.139, 507-524, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017170054
OLIVEIRA, E. R. B. de.; GAVA, T.; UNBEHAUM, S. A educação STEM e gênero: uma contribuição para o debate brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 171, 130–159, 2019.Disponpivel em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5644
PARAÍSO, M. A. Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se pode aprender. Revista Linhas, v. 17, n.33, p.206–237, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016206
PARAÍSO, M. A. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.140, p. 587-604, 2010.
PEREIRA, D. A. A. Formação inicial de professores: um estudo de caso sobre a educação em direitos humanos (Dissertação de mestrado). Universidade Católica de Brasília, Brasília, Brasil, 2017.
PIOVESAN, F. Ações afirmativas da perspectiva dos direitos humanos. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n.124, p. 43–55, 2005. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/421
RIOS, R. R. Para um direito democrático da sexualidade. Horizontes Antropológicos, v. 12, n.26, p. 71-100, 2006.
RONDINI, C. A.; TEIXEIRA FILHO, F. S.; TOLEDO, L. G. Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio. Psicologia USP, v. 28, n. 1, p. 57-71, 2024.
SARTORI, T. L. Análise da Educação Brasileira em Face ao Estudo da Sexualidade: Marginalização da Educação Sexual na BNCC. Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 23 , n. 00 , e022001, jan./dez, 2022. DOI: https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.15558
SARTORI, T. L. Educação, Direitos Humanos e Violência Homofóbica no Ambiente Escolar: A Concepção dos Gestores. 2020. 130f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, São Caetano do Sul: SP, 2020.
SCALON, C.; Oliveira, P. P. de. A percepção dos jovens sobre desigualdades e justiça social no Brasil. Interseções, v. 14, n,2, p. 408-437, 2012.
SCHIEFER, U. Sobre os direitos fundamentais da pessoa humana. Revista Persona, (28), 2004. Disponível em: http://www.revistapersona.com.ar/Persona28/28Schiefer.htm
SCHILLING, F.; ANGELUCCI, C. B. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n,161, p. 694-715, 2016.
SCHÜTZ, J. A.; FUCHS, C. Educação escolar e Direitos Humanos: necessidades de uma aproximação. Perspectiva Sociológica, v. 20, 2017. Recuperado de http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i20.1473
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 16, n.2, p. 5-22, 1990.
XAVIER FILHA, C. Direitos humanos na Base Nacional Comum Curricular: resistências para o trabalho docente. Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p.144–161, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443
ZLUHAN, M. R.; RAITZ, T. R. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, p. 31-54, 2024. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n239/a03v95n239.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thiago Luiz Sartori, Cláudia Rosa Acevedo de Abreu Campanário (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.