Diversidade e direitos humanos no exercício do magistério: percepções do professor da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13584

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos, Inclusão

Resumen

A pesquisa investiga as percepções e práticas de professores da Educação Básica em relação a temas de gênero, sexualidade e direitos humanos. O objetivo geral é investigar como esses professores percebem, interpretam e incorporam esses temas em suas práticas pedagógicas, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais inclusivas e eficazes. Focando em uma amostra de quatro docentes formados em Ciências Humanas, o estudo utilizou um questionário estruturado para explorar a abordagem desses temas em suas disciplinas. Os resultados indicam que todos os participantes reconhecem a importância de incluir tais questões, mesmo quando não exigidas pela ementa. Metade dos professores acredita que as políticas curriculares necessitam de ajustes significativos para melhor integrar esses temas. Esses resultados destacam a necessidade de mais discussões e ações para promover uma educação mais inclusiva e sensível às diversidades de gênero e sexualidade, reforçando a importância dos direitos humanos no contexto educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Luiz Sartori, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Educação: Política e gestão da educação, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - (2020). Professor do curso de Direito da Universidade Anhanguera Educacional. Analista Jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo, com atribuição na Procuradoria de Justiça Criminal. Membro Associado da Anpae - Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Membro Associado da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro Associado do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos - INPPDH. Membro Associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção - São Paulo. Professor/coordenador convidado da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção - São Paulo. TLSARTORI@HOTMAIL.COM. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de Direitos Humanos, educação, subjetividades, gênero, sexualidade e políticas públicas.

 

 

Cláudia Rosa Acevedo de Abreu Campanário, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (USP – EACH).

 

 

Citas

AFONSO, M. L. M., RODRIGUES, M., & OLIVEIRA, E. F. de. Juventude universitária e direitos de cidadania: sentidos atribuídos à diversidade sexual. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n, 169, 948–972. 2018, Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5364

ABREU, H., HIRATA, H., LOMBARDI, M. R. (Eds.) Gênero e trabalho no Brasil e na França: perspectivas interseccionais. Boitempo, 2016.

BATISTA, J. H. M., MUNIZ, I. G., & LUCENA, M. I. H. M. Políticas públicas e educação em direitos humanos: o PNEDH e o caso brasileiro. Direcho y Cambio Social, v. 40, 2015. Disponível em: http://www.derechoycambiosocial.com/revista040/POLITICAS_PUBLICAS_E_EDUCACAO_EM_DIREITOS_HUMANOS.pdf

BENEVIDES, M. V. Direitos humanos: desafio para o século XXI. In R. M. G. Silveira et al. (Eds.), Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Editora Universitária, 2007.

BRUSCHINI, M. C. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n.132, 537-572, 2007.

CANDAU, V., et al. Educação em direitos humanos e formação de professores (as). Cortez, 2013.

CANDAU, V. M. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In M. G. Silveira et al. (Eds.), Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Editora Universitária, pp. 399-412. 2007.

CORDEIRO, F. A. V., FRIEDE, R. R.; MIRANDA, M. G. de. Educação em direitos humanos na perspectiva de docentes da rede pública do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, 28, e280019, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280019

JUNQUEIRA, R. D. (Ed.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia na escola. Brasília: Ministério da Educação, Unesco. 2009.

JUNQUEIRA, R. D. O reconhecimento da diversidade sexual e a problematização da homofobia no contexto escolar. In P. R. C. Ribeiro et al. (Eds.), Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Editora da FURG, 2007.

LOURO, G. L. Heteronormatividade e homofobia. In R. D. JUNQUEIRA (Ed.), Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia na escola. Ministério da Educação, Unesco, 2009.

MACEDO, E. As demandas conservadoras do movimento escola sem partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação & Sociedade, v. 38, n.139, 507-524, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017170054

OLIVEIRA, E. R. B. de.; GAVA, T.; UNBEHAUM, S. A educação STEM e gênero: uma contribuição para o debate brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 171, 130–159, 2019.Disponpivel em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5644

PARAÍSO, M. A. Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se pode aprender. Revista Linhas, v. 17, n.33, p.206–237, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016206

PARAÍSO, M. A. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.140, p. 587-604, 2010.

PEREIRA, D. A. A. Formação inicial de professores: um estudo de caso sobre a educação em direitos humanos (Dissertação de mestrado). Universidade Católica de Brasília, Brasília, Brasil, 2017.

PIOVESAN, F. Ações afirmativas da perspectiva dos direitos humanos. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n.124, p. 43–55, 2005. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/421

RIOS, R. R. Para um direito democrático da sexualidade. Horizontes Antropológicos, v. 12, n.26, p. 71-100, 2006.

RONDINI, C. A.; TEIXEIRA FILHO, F. S.; TOLEDO, L. G. Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio. Psicologia USP, v. 28, n. 1, p. 57-71, 2024.

SARTORI, T. L. Análise da Educação Brasileira em Face ao Estudo da Sexualidade: Marginalização da Educação Sexual na BNCC. Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 23 , n. 00 , e022001, jan./dez, 2022. DOI: https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.15558

SARTORI, T. L. Educação, Direitos Humanos e Violência Homofóbica no Ambiente Escolar: A Concepção dos Gestores. 2020. 130f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, São Caetano do Sul: SP, 2020.

SCALON, C.; Oliveira, P. P. de. A percepção dos jovens sobre desigualdades e justiça social no Brasil. Interseções, v. 14, n,2, p. 408-437, 2012.

SCHIEFER, U. Sobre os direitos fundamentais da pessoa humana. Revista Persona, (28), 2004. Disponível em: http://www.revistapersona.com.ar/Persona28/28Schiefer.htm

SCHILLING, F.; ANGELUCCI, C. B. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n,161, p. 694-715, 2016.

SCHÜTZ, J. A.; FUCHS, C. Educação escolar e Direitos Humanos: necessidades de uma aproximação. Perspectiva Sociológica, v. 20, 2017. Recuperado de http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i20.1473

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 16, n.2, p. 5-22, 1990.

XAVIER FILHA, C. Direitos humanos na Base Nacional Comum Curricular: resistências para o trabalho docente. Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p.144–161, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11443

ZLUHAN, M. R.; RAITZ, T. R. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, p. 31-54, 2024. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n239/a03v95n239.pdf

Publicado

2024-10-10

Cómo citar

SARTORI, T. L.; CAMPANÁRIO, C. R. A. de A. Diversidade e direitos humanos no exercício do magistério: percepções do professor da educação básica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13584, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13584. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13584. Acesso em: 21 nov. 2024.