O lugar da avaliação educacional nos projetos pedagógicos de licenciatura em Química do IFSP
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13522Palabras clave:
Avaliação, Projeto político-pedagógico, Formação de professores, LicenciaturaResumen
Estudos indicam que, na formação de professores e professoras, a avaliação educacional tem espaço reduzido e contribui para a reprodução de práticas classificatórias. Este artigo destina-se à análise do lugar da avaliação educacional nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Foram analisados os PPCs a partir da técnica de análise de conteúdo. Os dados indicam que esses PPCs destinam pouco espaço à avaliação em seus três níveis, a saber: a avaliação da aprendizagem em sala de aula, a avaliação externa em larga escala e a avaliação institucional. Em sua maioria, ela é abordada como tópico de componentes curriculares, sendo a avaliação da aprendizagem em sala de aula o nível mais citado em detrimento dos demais. Ao longo dos PPCs, observa-se padronização na escrita e na caracterização da avaliação, que pouco evidencia o contexto de desenvolvimento dos processos avaliativos.
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