The place of educational assessment in IFSP Chemistry Degree pedagogical projects

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13522

Keywords:

Avaliação, Projeto político-pedagógico, Formação de professores, Licenciatura

Abstract

Studies indicate that in teacher training, educational assessment has limited space and contributes to the reproduction of classificatory practices. This article is intended to analyze the place of educational assessment in the Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) of the Chemistry degrees at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia of São Paulo. The PPCs were analyzed using the content analysis technique. The data indicate that these PPCs allocate little space to evaluation at its three levels, namely: assessment of classroom learning, large-scale external assessment and institutional assessment. For the most part, it is addressed as a topic of curricular components, with the assessment of learning in the classroom being the most reported level to the detriment of the others. Throughout the PPC, standardization is observed in the writing and characterization of the evaluation, which provides little evidence of the context in which the evaluation processes were developed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana Ferrarotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Pedagoga pela UNICAMP (2005), com Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2018) pela mesma universidade. Atuou como professora nas redes municipais de Amparo e de Campinas. Na rede municipal de Amparo atuou, ainda, como diretora de escola. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista. É pesquisadora do Ares (Avaliação e Relações Escolares) do IFSP-Bra. Desenvolve pesquisas sobre avaliação educacional em seus três níveis: avaliação em sala de aula, avaliação externa em larga escala e avaliação institucional.

Jean Douglas Zeferino Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação – Unicamp. Professor do IFSP, Campinas.

Rodrigo Luis de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Estudante de Licenciatura em Matemática – IFSP, Bragança Paulista.

Rafaela de Souza Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Estudante de Licenciatura em Química – IFSP, Catanduva.

References

AMARAL, E. V. F. do. Avaliação e carreira docente em química: uma concepção estudantil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOURDIEU, P. Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 6 abr. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em:http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 mar. 2024.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010. DOI 10.1590/S1414-40772010000100011.

FERRAROTTO, L.; GARCIA, M. F. O lugar da avaliação nos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas em Matemática de uma instituição pública de São Paulo. Revista Brasileira de Educação, v. 29, e290040, 2024. DOI 10.1590/S1413-247820242

FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

FREITAS, L. C. de. Avaliação: para além da “forma escola”. Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 35, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca

.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4086. Acesso em: 15 out. 2024.

FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: Unesco, 2009.

GATTI, B. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014. DOI 10.18222/eae255720142823.

GRILLO, M. C.; FREITAS, A. L. S. Autoavaliação: por que e como realizá-la? In: GRILLO, M. C. et al. Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Organização Didática dos Cursos Superiores de Graduação do IFSP. 2016. Disponível em: https://portais.ifsp.edu.br/itq/images/Itaqua/Organizao-Didtica-dos-Cursos-Superiores-de-Graduao-do-IFSP_2016.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

MENEGÃO, R. C. Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolares. Práxis Educativa, v. 11, n. 3, p. 641-656, 2016. DOI 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0007.

RODRIGUES, J. D. Z. Gerencialismo e responsabilização: repercussões para o trabalho docente. Curitiba: Appris, 2020.

SADA, C. M. A avaliação da aprendizagem na licenciatura em matemática: o que dizem documentos, professores e alunos? 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

SALES, E. de S. Formação inicial de professores de química: um estudo acerca das condicionantes da prática avaliativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.

SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos CEDES, v. 29, n. 78, 216-226, 2009. DOI 10.1590/S0101-32622009000200005.

VEIGA, I. P. A. (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1998.

VILLAS BOAS, B. M. F. (org.). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VILLAS BOAS, B. M. F.; SOARES, S. L. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, v. 36, n. 99, p. 239-254, 2016. DOI 10.1590/CC0101-32622016160250.

Published

2024-12-23

How to Cite

FERRAROTTO, L.; RODRIGUES, J. D. Z.; OLIVEIRA, R. L. de; BARBOSA, R. de S. The place of educational assessment in IFSP Chemistry Degree pedagogical projects. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 6, p. e13522, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13522. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13522. Acesso em: 22 jan. 2025.