Revisão Sistemática de Literatura acerca da produção do conhecimento na EJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13415

Palabras clave:

Conhecimento, Educação de Jovens e Adultos, Metodologias.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo verificar o que tem sido publicado acerca da produção do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo descritivo que consiste em uma revisão de literatura sistemática, realizada no mês de agosto de 2023, seguindo um protocolo especifico. Foi realizada uma busca de artigos publicados em bases de dados CAFé CAPES, cujas publicações ocorreram no período de 2018 a 2023. Os descritores de pesquisa utilizadas foram: “Conhecimento” And “Educação de Jovens e Adultos”. Posteriormente, foram aplicados gradativamente os filtros correspondentes aos critérios de elegibilidade definidos. Após, foi realizada a leitura minuciosa dessas pesquisas, a fim de constatar se, de fato, correspondiam ao interesse deste estudo, sendo selecionados nesta etapa 49 artigos. Dos artigos selecionados, a maioria reitera a necessidade de dar voz aos educandos da EJA por meio da adoção de metodologias condizentes com suas peculiaridades, que venham a contribuir para a construção do conhecimento e aplicação no cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juarez da Silva Paz, Faculdade Brasileira do Recôncavo- FBBR

Doutor em Difusão do Conhecimento, Estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra- Portugal. Mestre em EJA. Especialista no campo da Educação. Pedagogo, Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR) e da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas-BA.

Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2016/2017) com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2013) com apoio da CAPES (Processo: PDSE-3517/13-6 ), Mestre em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Especialista em Psicopedagogia pela UFRJ e em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA. Graduado em Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Técnico em Administração. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Coordenador do Colegiado e Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (PPGDCUNEB/UFBA/LNCC/UEFS/IFBA/SENAI); Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social, Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Profissional - Projeto de Extensão da UNEB-DCHT-XIX, município de Camaçari. Experiência em Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e inovação responsáveis, tecnologias da informação e gestão educacional, difusão do conhecimento, inclusão digital, recursos educacionais abertos e educação a distância.

Citas

AQUINO, M. S. Formação dos professores no contexto das relações ambientais: contribuições de Paulo Freire. In: Valdo Barcelos; Tânia Regina Dantas. (Org.). Politicas e Praticas na Educação de Jovens e Adultos. 1 ed.Petrópolis: Editora Vozes, v. 1, p. 115-144, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 27 Jul 2023.

DANTAS, T. R.; MAIA, H. C. A.; PAZ, J. S. Quem é e o que faz o estudante da Educação de Jovens e Adultos? In: Antônio Amorim; Tânia Regina Dantas, Edite Maria da Silva de Faria. (Org.). Identidade, cultura, formação, gestão e tecnologia na Educação de Jovens e Adultos. 1 ed, Salvador: EDUFBA, v. 1, p. 115-144, 2016.

GADOTTI, Moacir. (2013) Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: qualidade na aprendizagem. Florianópolis. Anais..., Florianópolis: Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 2013. p. 1-18.

GOERGEN, P.(org). Educação e Diálogo. Maringá: Eduem, 2010. 274p. Textos de Pedro Goergen – Educação e Diálogo e Luiz Robert Gomes – Agir comunicativo, diálogo e educação.

SANTOS, Katiuscia da Silva; RIBEIRO, Silvar Ferreira “no prelo”. Revisão Sistemática de Literatura: do protocolo à matriz analítica em espiral.

SAUR-AMARAL, I. Revisão Sistemática da Literatura. BUBOK. Lisboa, 2012.

Publicado

2024-09-17

Cómo citar

PAZ, J. da S.; RIBEIRO, S. F. Revisão Sistemática de Literatura acerca da produção do conhecimento na EJA. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13415, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13415. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13415. Acesso em: 28 ene. 2025.