Letramento matemático na perspectiva do ensino por investigação: construindo mapas em um Clube de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13372Palabras clave:
Ensino de Matemática, Letramento Matemático, Ensino por Investigação, Construção de Mapas.Resumen
O ensino de Matemática é desafiador e frequentemente desconectado da realidade dos estudantes. Isso prejudica o processo criativo e o estímulo à construção do conhecimento. Por isso, objetivamos compreender como as atividades baseadas no ensino por investigação promovem o letramento matemático para crianças do 6° ano, a partir de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) por meio do problema de investigação: “com os materiais disponíveis, como construir um mapa?”. A pesquisa possui natureza qualitativa do tipo exploratória e envolveu clubistas[1] cujos registros gráficos, em desenho e escrita, foram discutidos por meio de análise de conteúdo a partir de categorias emergentes. O estudo revelou que o ensino por investigação pode influenciar positivamente o aprendizado de Matemática, destacando a importância dessa abordagem no Clube de Ciências.
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