Letramento matemático na perspectiva do ensino por investigação: construindo mapas em um Clube de Ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13372

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Letramento Matemático, Ensino por Investigação, Construção de Mapas.

Resumen

O ensino de Matemática é desafiador e frequentemente desconectado da realidade dos estudantes. Isso prejudica o processo criativo e o estímulo à construção do conhecimento. Por isso, objetivamos compreender como as atividades baseadas no ensino por investigação promovem o letramento matemático para crianças do 6° ano, a partir de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) por meio do problema de investigação: “com os materiais disponíveis, como construir um mapa?”. A pesquisa possui natureza qualitativa do tipo exploratória e envolveu clubistas[1] cujos registros gráficos, em desenho e escrita, foram discutidos por meio de análise de conteúdo a partir de categorias emergentes. O estudo revelou que o ensino por investigação pode influenciar positivamente o aprendizado de Matemática, destacando a importância dessa abordagem no Clube de Ciências.

 

 

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Biografía del autor/a

Caio Therry Ferreira Alves Alves, Universidade Federal do Pará

                                                           

Jennifer de Andrade Nunes, Universidade do Estado do Pará

Graduanda de Licenciatura em Química na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atua no grupo de pesquisa "Plantas Aromáticas da Amazônia Paraense" (PAdAP). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica do CNPq (2022-2023).

Márcia Cristina Palheta Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação, Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), na Universidade Federal do Pará (UFPA), ano de ingresso 2022. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.

Isabela dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Pará. Mestranda em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA).

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Doutor em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru). Professor Associado IV na Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal).

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

ALVES, C. T. F. A.; NUNES, J. de A.; ALBUQUERQUE, M. C. P.; CARVALHO, I. dos S.; MALHEIRO, J. M. da S. Letramento matemático na perspectiva do ensino por investigação: construindo mapas em um Clube de Ciências. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13372, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13372. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13372. Acesso em: 22 ene. 2025.