O ensino inclusivo na escola pública: estratégias pedagógico-curriculares em narrativas (auto)biográficas de professores
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13357Palabras clave:
Ensino Inclusivo, Educação Especial, Escola PúblicaResumen
Este estudo aborda o ensino inclusivo na escola pública e tem como objetivo central identificar quais estratégias pedagógico-curriculares a escola pública promove para o ensino inclusivo de alunos com deficiência. A pesquisa utiliza como referência narrativas (auto)biográficas de quatro docentes de duas escolas (uma municipal e outra estadual) no município de Caraúbas – RN. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e do método (auto)biográfico em educação. Como técnica de produção de dados, recorreu-se a entrevista reflexiva. Como conclusão, demarca-se que como estratégia pedagógico-curricular principal promovida nas escolas que visa a inclusão está o trabalho conjunto entre o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor da sala de aula regular. A partir disso, são construídos materiais didáticos e metodologias específicas para os conteúdos curriculares que exigem maior esforço de compreensão.
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