O ensino inclusivo na escola pública: estratégias pedagógico-curriculares em narrativas (auto)biográficas de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13357

Palabras clave:

Ensino Inclusivo, Educação Especial, Escola Pública

Resumen

Este estudo aborda o ensino inclusivo na escola pública e tem como objetivo central identificar quais estratégias pedagógico-curriculares a escola pública promove para o ensino inclusivo de alunos com deficiência. A pesquisa utiliza como referência narrativas (auto)biográficas de quatro docentes de duas escolas (uma municipal e outra estadual) no município de Caraúbas – RN. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e do método (auto)biográfico em educação. Como técnica de produção de dados, recorreu-se a entrevista reflexiva. Como conclusão, demarca-se que como estratégia pedagógico-curricular principal promovida nas escolas que visa a inclusão está o trabalho conjunto entre o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor da sala de aula regular. A partir disso, são construídos materiais didáticos e metodologias específicas para os conteúdos curriculares que exigem maior esforço de compreensão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Mirelle de Souza Paiva, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino. Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Membro de Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/UFERSA).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/UFERSA).

Simone Maria da Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto)biográficas em Educação (GEPNAE/UFERSA).

Citas

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Instituiu Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 2001.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 4, de 02 de outubro de 2009. Instituiu Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, 2009.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015.

COSTA, K. R. S. A Entrevista Reflexiva a partir do Registro de Observação: possibilidades na formação continuada de professores. 165f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia – MG, 2007.

FERREIRA, J. R.; BUENO, J. G. S. Os 20 anos do GT Educação Especial – Gênese, trajetória e consolidação. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p.143-170, maio-ago., 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996.

GOMES, N. L. Diversidade e Currículo. In: JANETE, B.; SANDRA, D. P.; ARICÉLIA, R. N. (Org.). Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. p.17- 47.

LAPLANE, A. L. F. de. Condições para o ingresso e permanência de alunos com deficiência na escola. Cadernos Cedes, v. 34, p. 191-205, 2014.

LEITE, L. P.; MARTINS, S. E. S. O. Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola. São Paulo: Cultura Acadêmica, Marília: Oficina Universitária, 2012.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? 6. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2015.

MARIUSSI, M. I.; GISI, M. L.; EYNG, A. M. A Escola como Espaço para Efetivação dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, p. 443-454, 2016.

MEDEIROS, E. A. de. Formação Interdisciplinar de Professores: estudo pedagógico-curricular sobre a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 661f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.

MEDEIROS, E. A. de; AGUIAR, A. L. O. O método (auto) biográfico e de histórias de vida: reflexões teórico-metodológicas a partir da pesquisa em educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, v. 11, n. 27, p. 149-166, out./dez. 2018.

MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. A. A escola na atualidade – ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 29, n. Contínua, p. e052, 2022.

MOUTINHO, K.; CONTI, L. Análise narrativa, construção de sentidos e identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1 – 8, abr./jun., 2016.

SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16 - 35.

SERTORIO, S. M.; SOFIATO, C. G. Espaços de memória e pessoas com deficiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11417, 2023.

SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022.

THESING, M. L. C.; COSTAS, F. A. T. As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, p. 277-293, 2018.

VAZ, K.; GARCIA, R. M. C. O Professor de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: reflexões acerca da articulação entre o modelo de professor e o projeto de escola. Anais... Reunião Cientifica Regional da ANEPD, UFPR, Curitiba - Paraná, p. 1-15, 24 jul. 2016.

Publicado

2024-09-15

Cómo citar

PAIVA, L. M. de S.; MEDEIROS, E. A. de; ROCHA, S. M. da. O ensino inclusivo na escola pública: estratégias pedagógico-curriculares em narrativas (auto)biográficas de professores. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13357, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13357. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13357. Acesso em: 23 nov. 2024.